Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Officine Panerai patrocina exposição sobre Tempo e Design

A Trienal de Milão apresenta O’Clock Time design, design time, uma exposição sob a curadoria de Silvana Annicchiarico e Jan van Rossem, e segundo o design gráfico de Patricia Urquiola, que tem como objectivo tentar explorar as relações entre o tempo e o design. A exposição é organizada em parceria com a Officine Panerai, que por sua vez vai apresentar uma instalação sobre o design dos relógios da marca.

Diz a Panerai em comunicado:

"Enquanto a arte figurativa, o cinema e a fotografia têm desenvolvido uma longa e aprofundada reflexão sobre o tempo, o design abordou o tema apenas confinado às categorias mensuradas da precisão e funcionalidade. No entanto, as relações entre o tempo e o design são muito mais complexas e podem revelar perspectivas surpreendentes, tanto esteticamente como funcionalmente.

"Uma ampla selecção de obras site-specific, instalações, itens de design, obras de arte, vídeos de artistas internacionais e designers vão tentar responder a perguntas como: “Como pode o tempo passar a ser mostrado?”; “Como pode o tempo ser medido?”; “Como é que o tempo pode ser experimentado?”.

"Todas as exposições abordam temas como a passagem do tempo, o tempo em constante mudança, perecendo, por vezes, divertidas, às vezes poéticas, e noutros casos suscitam uma meditação e crítica.

"A tendência hoje em dia desenfreada é “presentification”, um processo pelo qual a memória se torna cada vez mais curta. Há tendências no entanto cada vez mais fortes em reconhecer a inadequação da memória ao passado. E o poder em imaginar o futuro fica cada vez mais fraco. Neste cenário, onde o tempo pesa sobre o presente, exige-se que a exposição mostre literalmente as múltiplas perspectivas do tempo, a sua força incessante e abordagem."

O’Clock
Time design, design time
11 de Outubro de 2011 – 8 Janeiro de 2012
Trienal de Milão
Curadoria de Silvana Annicchiarico e Jan van Rossem
Exposição e design Gráfico: Patricia Urquiola
Catálogo: Electa
Abertura:
3ªsfeiras-Domingos 10h30-20h30
5ªsfeiras-6ªsfeiras 10h30-23h00

Sem comentários: