Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Chegada ao mercado Caneta Montblanc Homenagem a Homero


A nova Edição dos Escritores Montblanc celebra o legado literário de Homero, o primeiro e maior escritor da Antiguidade

Ao longo dos séculos, as maiores obras da literatura e os autores que as escreveram moldaram a humanidade, influenciaram a cultura e inspiraram gerações com o poder das palavras. Com a sua herança firmemente ancorada na cultura da escrita, a Montblanc homenageia desde 1992 os mais ilustres escritores e ícones literários de todos os tempos com a suas edições anuais de escritores.

Na sua 27ª edição, a Montblanc celebra Homero, o poeta mais conhecido pela Ilíada e pela Odisseia, dois épicos monumentais amplamente considerados como textos fundacionais da literatura ocidental. Muitas vezes retratada como um bardo cego, esta figura enigmática viveu provavelmente na segunda metade do século VIII a.C. e as suas obras marcam um período único na história ocidental, quando a antiga tradição oral deu lugar a uma nova tradição escrita. O seu rico legado literário é feito de temas e histórias sobre os destinos divinos, heróis e homens, deuses e deusas do Olimpo, que têm sido revividos ao longo dos séculos, influenciando a cultura da arte, da literatura à música.

A Odisseia, o segundo épico de Homero sobre a jornada de 10 anos realizada pelo herói Odisseu voltando para casa após a Guerra de Tróia, inspirou a forma da Edição dos Escritores Montblanc, Homage To Homer. A história apresenta um famoso episódio em que os gregos empregaram uma estratégia engenhosa na guerra de Tróia - um enorme cavalo de madeira que escondia os soldados gregos era fundamental para a sua vitória sobre os inimigos troianos. O cavalo de Tróia, o famoso estratagema de Odisseu, é reflectido na silhueta da edição evocando a cabeça e o corpo do cavalo de madeira de forma estilizada. A resina preta fosca da tampa e do corpo do instrumento de escrita é embelezada com acessórios revestidos de ouro em tom de champanhe para fazer eco à cerâmica grega de figuras negras, muitas vezes decorada com cenas da poesia homérica. A lendária lança de Aquiles que nenhum outro herói lutando em Tróia estava disposto a empunhar na Ilíada de Homero é a inspiração para a forma do clipe revestido de ouro, enquanto o capacete de Aquiles adorna o aparo de ouro. Coroada com o emblema Montblanc em resina preciosa, o Writers Edition Homage to Homero está disponível como uma caneta de aparo, rollerball e esferográfica, bem como uma lapiseira (apenas em set).



Edição limitada A edição limitada desta homenagem a Homero, com 1.581 exemplares (o ano da primeira tradução para inglês da Ilíada) também se inspira na história do Cavalo de Tróia, usando a mesma silhueta. Evocando uma segunda cor proeminente da cerâmica grega clássica, a tampa e o corpo são feitos de resina de coral. O revestimento de ouro na tampa é inspirado na armadura de Aquiles, a figura central da Ilíada de Homero. O emblema Montblanc no topo da edição limitada é feito de madrepérola.

Sem comentários: