Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Vista Alegre lança Perruque, um serviço com assinatura Joana Vasconcelos

A Vista Alegre marcou presença com a estreia de um serviço de mesa no jantar de inauguração da exposição de Joana Vasconcelos, no Palácio de Versalhes.

Mais de 500 convidados tiveram há dias um primeiro contacto com o serviço Perruque (peruca), numa refeição produzida pelo chef José Avillez.

O Perruque estará a partir de Outubro nas lojas Vista Alegre Atlantis e em pontos de venda em todo o mundo, numa edição que inclui serviço de mesa, de café e de chá.

Perruque é da autoria de Joana Vasconcelos, inspirado na instalação artística homónima, que foi concebida exclusivamente para esta exposição no Palácio de Versalhes, e que se encontra em grande destaque no quarto da rainha Maria Antonieta, numa alusão às exuberantes perucas da não menos excêntrica e polémica rainha francesa.

Perruque é um serviço de porcelana fina, adornado com folhas pretas, remetendo para as mesmas folhas em ébano da peça instalada no quarto de Maria Antonieta, e desenhos a ouro, que fazem a ligação aos interiores majestosos do palácio.

Da marca:

"Este serviço nasce, inquestionavelmente, da estreita relação de diálogo artístico que Joana Vasconcelos tem vindo a desenvolver com a Vista Alegre Atlantis e com a Bordallo Pinheiro – ambas marcas centenárias portuguesas, indissociáveis da História e da Cultura portuguesa, que foram adquiridas em 2009 pelo Grupo Visabeira, que levou a cabo um corajoso plano de reestruturação e de internacionalização, alicerçado na implementação de uma lógica de estreita parceria e diálogo artístico com alguns dos maiores expoentes nacionais e internacionais da arte moderna e contemporânea.
"No passado, Joana Vasconcelos desenvolveu para a Vista Alegre Atlantis a peça “La Tache”, uma memorável saladeira que integra a colecção “Artistas Contemporâneos”, e que esgotou muito rapidamente a edição limitada a 500 exemplares.

"Para a Bordallo Pinheiro, Joana Vasconcelos integrou o projecto “7 Bordallianos ao Jantar”, no âmbito do 125º aniversário da marca, desenhando a peça “Dueto”, de edição limitada a 125 exemplares.
"Entre os criadores que têm contribuído para a redefinição do carácter de exclusividade da marca Vista Alegre, em consonância com as correntes estéticas contemporâneas, encontram-se nomes como o de Joana Vasconcelos, Jesús del Pozo, Mikaela Dörfel, Júlio Pomar, Álvaro Siza Vieira, Bartek Mejor, Sam Baron, Carsten Gollnick, Patrick Norget, Oscar Mariné, Pedro Calapez, Nadir Afonso, Malangatana e Eduardo Nery.

"Estes e outros nomes são responsáveis por um conjunto valioso de obras que continuarão a contribuir para a vasta lista de prémios nacionais e internacionais que a marca foi ganhando ao longo da sua história.

"Sobre a Vista Alegre Atlantis

"A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as acções representativas do capital social da Vista Alegre Atlantis.

A Vista Alegre Atlantis conta com cerca de 1500 colaboradores e efectua toda a sua produção em quatro unidades industriais localizadas na região centro de Portugal. A empresa é líder no mercado ibérico e produz, entre porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria (para os melhores hotéis e restaurantes), cerca de quinze milhões de peças por ano, exportando para mais de sessenta países.

Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo, como a rainha Isabel II de Inglaterra, o rei Juan Carlos de Espanha, a rainha Beatriz da Holanda. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha, Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

Sem comentários: