Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 24 de junho de 2012

Marcolino Relojoeiro inaugura espaço em edifício histórico da baixa do Porto


Como aqui referimos em primeira mão, a Marcolino Relojoeiro, a comemorar 85 anos de atividade, acaba de inaugurar um novo espaço no Porto, num edifício emblemático da Baixa, o da antiga Casa Inglesa, no cruzamento da Rua de Santa Catarina com a Rua Passos Manuel.

Projectado nos primeiros anos da década de 1920 pelo arquiteto Francisco de Oliveira Ferreira (1884-1957), o edifício viu o espaço ocupado pela nova relojoaria e joalharia renovados pela arquitecta Fernanda Lamelas, especialista em projectos de Arquitetura e Design de Interiores de joalharias.

Com loja ali mesmo ao lado, na Rua Passos Manuel, e que vai manter, a Marcolino mais do que duplica a sua área de negócio, reorganizando as vertentes de exposição e venda e reforçando a prestação de serviços de assistência técnica a relógios, o que é algo que faz parte do historial da empresa. No piso inferior da nova loja irá ser criada uma galeria para divulgação de trabalhos de artistas da região.









 

Rui Castro Neves, Conceição Neves e o Presidente das Câmara do Porto, Rui Rio


 Arquitecta Fernanda Lamelas


Rui Castro Neves

Rui Castro Neves, administrador da Marcolino, justifica esta aposta: "O facto de a loja chegar agora à Rua de Santa Catarina garante-nos um potencial diferente, já que estamos mais expostos a uma zona onde circulam muito mais pessoas e a um maior fluxo de turistas. Diariamente entram aqui pessoas dos quatro cantos do mundo", orgulha-se. Trata-se de mais um passo na "evolução da Marcolino, que oferece agora uma maior diversidade de artigos e atinge mais públicos", conclui.


Fachada da Marcolino Relojoeiro na Rua de Passos Manuel, nos anos 1960

Entrada do livro Relógios e Relojoeiros - Quem É Quem no Tempo em Portugal:

Funda em 1926, na Rua de Santo Ildefonso, no Porto, o estabelecimento Marcolino Relojoeiro. A casa, que em 1937 se mudou para a Rua de Passos Manuel, n.º 130/140, no coração da Baixa Portuense, instalou em Outubro de 1942 numa das suas montras um relógio Zenith, de pêndulo termo-compensado e regismo micrométrico, um verdadeiro acontecimento para o burgo. Exactamente um ano depois, o jornal Comércio do Porto assinalava a efeméride e já considerava este relógio como o mais importante na marcação do tempo público tripeiro, a que os transeuntes recorriam para acertas as horas, passando pelo local ou mesmo telefonando para se inteirar. O estabelecimento muda de proprietário, primeiro em 1962, e depois nos anos 70. Mas retém o nome e mantém-se em actividade, vendendo as principais marcas de Alta Relojoaria, e comemora em 2006 as oito décadas de existência.

Dados fornecidos agora pela Marcolino Relojoeiro:

Fundada em 1926 pelo relojoeiro que lhe deu nome, na Rua de Santo Ildefonso, a Marcolino chegou à Rua de Passos Manuel em 1937. Na fachada, desde então, é exibida a hora exacta a todos aqueles que passam nesta artéria. Depois de duas intervenções no espaço, que sempre manteve a denominação original, a loja chega às mãos da família Neves, actual proprietária, na década de 1980. Foi já nas suas mãos que surgiu um novo espaço comercial no primeiro andar, bem como o serviço pós-venda. Já em 1991, e para fazer face às necessidades do mercado, o espaço cresce para mais uma loja contígua, com primeiro andar, esboçando os primeiros contornos da Marcolino Relojoeiro tal como hoje a conhecemos.

Atualmente a Marcolino representa marcas de alta relojoaria como Vacheron & Constantin, Jaeger-LeCoultre, Zenith, IWC, Piaget, Omega, Breitling, além de várias marcas moda em relojoaria; em jóias comercializa nomes como Montblanc, H. Stern, Piaget, Gucci, Mimi, Topázio, entre outras.

Oriundo de uma família que sempre trabalhou o ouro, Rui Castro Neves vive o sector desde os 14 anos; também Conceição Neves, gerente, se dedicou desde cedo a esta arte, ofício de vida do seu avô. O filho de ambos, de 26 anos, já está a preparar-se para dar continuidade à tradição desta família, assumindo os mesmos valores de sempre.

Sem comentários: