Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

António Tavares d'Almeida - funeral


O funeral de António Carlos Cortez Tavares de Almeida, fundador do Museu do Relógio, em Serpa, realizou-se hoje de manhã naquela cidade do Baixo Alentejo. Missa de corpo presente, na capela do Convento do Mosteirinho, onde está instalado o museu e residência da família, seguindo-se cortejo fúnebre até Elvas, onde o seu corpo foi cremado.

Como Estação Cronográfica aqui frisou, António Tavares d'Almeida (21 de Julho de 1948 / 24 de Janeiro de 2012) é uma figura incontornável na história da relojoaria em Portugal nos século XX e XXI. À sua actividade de cerealicultor, ele juntou quatro décadas de dedicação ao coleccionismo, à fundação do museu, à edição de séries especiais e limitadas de relógios, à animação de tertúlias relacionadas com as máquinas do tempo.

Estação Cronográfica acompanhou de perto essa actividade de António Tavares d'Almeida e teve o privilégio de ser seu amigo. Para o futuro, fica a obra. Na memória ficam-nos os momentos em redor de belos exemplares mecânicos de relojoaria, a par de boa comida e bebida do Alentejo.


As Armas dos Tavares de Almeida, na capela do Convento do Mosteirinho




O funeral saiu da capela, no casco histórico de Serpa, e seguiu para Elvas, onde o corpo de António Tavares de Almeida foi cremado




Um dos primeiros prospectos do Museu do Relógio de Serpa

Entrada no livro Relógios e Relojoeiros - Quem É Quem no Tempo em Portugal (2006, Âncora)

MUSEU DO RELÓGIO
Único do seu género no país. O Museu do Relógio, em Serpa, instalado no Convento do Mosteirinho, monumento datado do século XVI, abriu as suas portas ao público em 1995, mas a colecção particular que lhe deu origem, da iniciativa de António Tavares de Almeida, vem desde 1972. Com cerca de 1.700 peças, que vão desde o século XVI aos nossos dias, o museu tem exemplares de bolso e de pulso de manufacturas clássicas, como a Vacheron Constantin, a Patek Philippe, a Cartier ou a Jaeger-LeCoultre, uma grande colecção de relógios de sala da marca portuguesa A Boa Reguladora (ver) e relógios de pulso contemporâneos, ilustrando a alta relojoaria actual, com peças A. Lange & Sohne, Cartier, IWC, Ulysse Nardin, Panerai, Zenith, Piaget, Audemars Piguet, Breitling ou Frank Muller. Presta também assistência e restauro relojoeiros.

Ao longo da sua existência, o Museu do Relógio atraiu a Serpa dezenas de milhares de visitantes, tornando-se num importante pólo de atracção turística e cultural naquela zona da Margem Esquerda do Guadiana.


O Professor José Hermano Saraiva, aquando da visita ao museu, ladeado de Eugénio e Atónio Tavares d'Almeida


Passeando pelas estreitas ruas de Serpa, com o casal Hermano Saraiva


No Casino Estoril, aquando do lançamento de um relógio especial alusivo ao Estoril. Ao centro, Mário Assis Ferreira, Presidente da Estoril-Sol


O mestre relojoeiro Martin Braun, amigo do museu (fez o calibre do relógio Museu Turbilhão), este Verão, numa visita


Os Tavares d'Almeida ladeando José Carlos Saldanha, um dos maiores coleccionadores mundiais de Omega e vencedor de um concurso realizado em 2011 pelo museu


Da última vez que Estação Cronográfica falou com António Tavares d'Almeida foi a 15 de Dezembro de 2011, quando um dos seus sonhos se tornou realidade - a inauguração de uma extensão do Museu, em Évora, nas instalações do INATEL. Embora visivelmente enfraquecido, um olhar sempre optimista e grande força de vontade não faziam adivinhar desfecho tão súbito.


Descerramento da placa do pólo de Évora do Museu do Relógio. À esquerda, Vítor Ramalho, Presidente do INATEL.

À família Tavares d'Almeida, Estação Cronográfica volta a reiterar solidariedade e pesar. A Eugénio Tavares d'Almeida, desde há anos o responsável executivo do Museu do Relógio, deixamos aqui um incentivo em hora de abatimento. A obra do pai tem de continuar. O Tempo não pára e os Relógios não podem parar...

4 comentários:

Lil Muse Lily disse...

Nunca conheci ninguem como o meu tio. Sinto-me muito orgulhosa de ser sobrinha dele.
Obrigado por as palavras lindas.
Claudia Guerreiro

Victor Bello disse...

Primeiro visitámos o museu, depois tornámo-nos clientes, o que motivou mais visitas e conversas agradáveis.
À família e à equipa do Museu do Relógio, uma mensagem de pesar, solidariedade e de desejo que a obra continue.
Victor e Zita Bello

Wernel disse...

"As estrelas são avós
Vogando em trenós de prata
Lá em cima a velar por nós"



Meus sentimentos.

Luis Bermell - Espanha

david.ragar@hotmail.com disse...

Somos Palmira F Tavares de Almeida Agar e David Agar. Moramos em Inglarerra. Gostariamos de ter conhecido este parente nosso mas tarde demais. Bom saber que ele era um bom homem e Como meu falecido pai Francisco Tavares de Almeida Junior eram amados por todos. Gostaria tambem de dizer que os jazigos do meu trisavo Coronel Francisco Tavares de Almeida e seu irmao ex Governador da India Joao Tavares de Almeida estao no cemiterio dos prazeres, em Prazeres, Lisboa. Muitos cumprimentos.