Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 29 de janeiro de 2012

Recordando António Couto, lendário relojoeiro lisboeta


Acaba de nos chegar às mãos (contribuição do relojoeiro João Vinhas) imagem de etiqueta emitida por António Couto, talvez o mais importante relojoeiro reparador na segunda metade do século XX português.

António Couto, já no fim da vida (em cima), na sua loja na Rua Sampaio e Pina, e a dar corda a um relógio, anos antes, numa reportagem saída no jornal A Capital (em baixo).


Entrada do Dicionário de Relojoaria - O Universo do Tempo e dos seus Medidores (Âncora, 2007)

COUTO, António do
Relojoeiro reparador, autodidacta, especializado no restauro de relógios antigos. Nasceu em Novembro de 1923 no lugar da Ilha, freguesia da Mata Mourisca (Pombal). Estudou no Seminário de Coimbra. Abriu oficina em Lisboa na rua Sampaio e Pina, em 1953, deixando o emprego de funcionário público que exercia, desde os 23 anos, no Instituto Nacional do Pão. Meticuloso e estudioso de relojoaria não reparava nenhuma peça sem a estudar convenientemente. Tornou-se pela sua competência e maneira de ser como uma figura lendária do séc. XX, no respeitante ao restauro e conservação de relógios antigos: Fundação Gulbenkian (ver), Palácio da Ajuda (ver), Fundação Medeiros e Almeida (ver), bancos, ministérios, museus, grandes coleccionadores, monarcas no exílio como o rei Humberto de Itália ou as princesas Doroteia e Helena da Roménia, etc., recorriam ao seu trabalho. Trabalhou não só para o país como recebeu, para conserto, relógios de muitas partes do mundo: do Japão a Roma – arranjou um relógio ao Papa! Era membro da Antiquarian Horological Society. Tinha histórias interessantíssimas dos relógios dos grandes coleccionadores de quem nunca divulgava os nomes. Faleceu em Novembro de 2000. (41)

8 comentários:

Elena Rojas disse...

Caro Sr. Tem conhecimento se a loja do Sr. Couto ainda existe? Herdámos do avô do meu marido uma estação do tempo que vendou-lhe há muitos anos, e gostávamos de reparar.
Obrigadíssima!
Elena Rojas Crocker
elena.rojas.crocker@gmail.com

Nuno Resende disse...

Bom dia,
Sou um humilde coleccionador de relógios e tenho na minha posse um relógio que terá tido algo da sua história relacionada com a prezada loja do Sr. António Couto.
Terei todo o gosto em disponibilizar foto se caso for de achar que poderá constituir uma mais-valia.
Sou um coleccionador de relógios e sua história familiar, história que guardo sempre que me é facultada.
É sempre uma prazer ler sobre quem sabe muito do assunto! Eu sou apenas um humilde aprendiz, sem grandes recursos que aproveita cada bocadinho para tentar evoluir esta paixão já antiga.
Obrigado.
Os meu melhores e mais cordiais cumprimentos,
Nuno Resende

Fernando Correia de Oliveira disse...

bom dia, caro Nuno Resende. Estou obviamente interessado em saber mais sobre o relógio relacionado com o António Couto. O meu mail é allaworldontime@gmail.com

ao dispor,
Fernando Correia de Oliveira

Nuno Resende disse...

Olá, boa tarde!
Vou tentar este próximo fim de semana tirar fotos do relógio para enviar e transmitir-lhe ou pouco que sei sobre a história do mesmo.
Obrigado.
Um grande bem haja!
Nuno Resende

Manel Bapt disse...

Caro Fernando Correia de Oliveira,
Cruzei-me hoje com o seu Blog, foi a primeira vez, com tempo irei explorar os conteúdos.
A propósito do relojoeiro António Couto, tenho um relógio que ostenta a etiqueta A Couto, Rua Sampaio e Pina, 52, Lisboa, vou enviar-lhe foto por email.
Levei este relógio a uma pequena loja junto ao Hotel Ritz de Lisboa, em Março de 2004 (conforme a etiqueta).
Lembro-me vagamente do senhor que me atendeu, teria à volta de 50 anos.
Leio na sua apresentação, que o Senhor António Couto faleceu em Novembro de 2000, antes da reparação do meu relógio.
Quem seria o tal senhor que reparou o meu relógio mas que usava a mesma etiqueta?
Talvez fosse filho ou ex-funcionário.
Um abraço
Manuel Baptista

ciriquite disse...

Grande profissional grande amigo grande companheiro passei 12 anos de minha vida ao lodo desse imortal que confiou em Minhas mãos suas melhores relíquias, saudades eternas. João Neto

mariachantal disse...

Hola, vivo en España y he heredado un reloj antiguo de mi abuela portuguesa. Podría usted ayudarme? Tiene la marca de Antonio Couto. Muchas gracias

Fernando Correia de Oliveira disse...

buenos días, Maria Chantal. Puede enviarme fotos del reloj para allaworldontime@gmail.com