Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 5 de junho de 2016

À procura de viajantes no tempo


Tudo começou num jogo de poker, num Verão de há dois anos. O astrofísico Robert Nemiroff e alguns dos seus estudantes jogavam com rodelas de batatas fritas enquanto discutiam as potencialidades do Facebook. E a ideia começou a ganhar forma - se existem viajantes do tempo entre nós, estarão também presentes nas redes sociais? Como encontrá-los? Podemos pesquisar no Google sobre eles?

O resultado foi um trabalho de campo, tentando perceber se eses putativos viajantes no tempo seriam atraídos, através da Internet. A equipa de Nemiroff, professor no Michigan Technological University, avançou com uma estratégia a que chamou de "prescient knowledge" (conhecimento presciente).

Se conseguisse encontrar na Internet uma referência a algo ou a alguém antes de se saber, isso indicaria que quem a escreveu tinha viajado do futuro. O Papa Francisco e o cometa ISON foram osm temas escolhidos.

Foram feitas pesquisas no Google, no Bing, no Facebook e no Twitter. No caso do cometa, para referências antes de Setembro de 2012. Para o Papa Francisco, antes de 16 de Março desse ano, O resultado foi nulo.

Num último esforço, a equipa criou um post em Setembro de 2013, pedindo aos seus leitores que enviassem um mail ou um twitter com uma de duas mensagens em Agosto de 2013 ou antes: “#ICanChangeThePast2” ou “#ICannotChangeThePast2.”. Mas o convite ficou sem resposta.

Diz Nemirof, citado pelo Lab Manager: “In our limited search we turned up nothing. I didn’t really think we would. But I’m still not aware of anyone undertaking a search like this. The Internet is essentially a vast database, and I thought that if time travelers were here, their existence would have already come out in some other way, maybe by posting winning lottery numbers before they were selected. “

A equipa conduziu o trabalho de campo sem apoios.  “Searching the Internet for Evidence of Time Travelers,” assinado por Nemiroff e pela estudante de Física Teresa Wilson pode ser descarregado aqui.

Sem comentários: