Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Nicolas Hayek (1928-2010) - o universo Swatch Group

De Breguet a Flik Flak

Imagine que oito em cada dez carros de marcas diferentes presentes no mercado tinham motores iguais, diferenciando-se apenas pelo aspecto da carroçaria. E que praticamente ninguém sabia disso. Pois esse é o quadro actual na relojoaria mecânica suíça, com o Grupo Swatch a fazer para si e a fornecer ao mesmo tempo aos seus concorrentes mecanismos que eles depois adaptam e trabalham, ou peças vitais como as espirais, que eles não conseguem comprar a mais ninguém.

O Swatch Group é o maior grupo relojoeiro do mundo, fazendo anualmente cerca de 3 mil milhões de euros em volume de negócios e dando emprego a mais de 20 mil pessoas. Ele tem praticamente verticalizada a sua actividade, desde o fabrico de movimentos e seus componentes até ao retalho.

As marcas Swatch, Omega e Breguet são autênticos pilares de um corpo que abastece o mercado mundial com peças que vão dos 25 aos 250 milhões de euros, ou mais....

Na Alta Relojoaria, Blancpain, Glashutte Original, Jaquet Droz e Léon Hatot fazem companhia à Breguet, enquanto a Longines, Rado, Tissot, Hamilton e Certina compartem com a Omega o sector médio. ck, Balmain, Mido, são declinações de moda neste universo que inclui ainda a marca infantil Flik Flak e produz sob licença relógios Mango e Timberland.

A marca de jóias DYB – Dress Your Body luta por se firmar, enquanto os pilares Swatch, Omega e Breguet dispõem desde há uns anos de linhas de bijouteria e joalharia. O conceito boutiques monomarca aplica-se a Swatch e Breguet nas grandes capitais do mundo, devendo estender-se proximamente em Tóquio à Omega ou à Jaquet Droz.

Na produção industrial, o Grupo Swatch possui o maior fabricante de movimento, a ETA, que fornece grande parte dos seus concorrentes, a que se somam outros mais pequenos como a Frédérique Piguet.

Para o “coração” das máquinas há um quase monopólio no sector, com espirais Nivarox-Far, de que muitas marcas exteriores ao grupo estão perigosamente dependentes, mas o universo fundado por Nicolas Hayek inclui ainda empresas de ferramentas de micro-mecânica, de sistemas electrónicos, de baterias.

O Asulab, empresa de pesquisa e desenvolvimento, é dos mais avançados do mundo, enquanto a companhia Swiss Timing, especializada em tecnologia de medição e tratamento de tempos desportivos tem ganho invariavelmente os concursos internacionais para os maiores eventos, como os Jogos Olímpicos (o Grupo Swatch designa depois qual a marca que mais lhe convém associar – Omega, Tissot, Longines…).

Sem comentários: