Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 19 de junho de 2010

Tempo e Dança

A 16 e 17 Julho, às 21h30, SEM TEMPO [recriações e criações], pela Escola Superior de Dança, no Auditório do Museu do Oriente.

Qual o tempo da dança? Qual o movimento para o tempo? Francisco Camacho e Margarida Bettencourt retomam trabalhos, criados com quase três décadas de distância, e moldam-nos aos corpos de novos intérpretes. Francisco Camacho explora, em continuidade temporal, o conflito da fisicalidade, num espaço denominado corpo e onde converte em movimento, concepções, iconografias e experiências, a partir da recriação do solo Nossa Senhora das Flores, de 1992.

A proposta de Margarida Bettencourt integra a partilha, desconstrução e apropriação de um processo criativo iniciado numa residência com a coreógrafa americana Deborah Hay. É em estreita colaboração e reflexão com os alunos que são exploradas as relações e premissas desta prática artística. Deborah Hay diz “o corpo confia no desconhecido, aqui e agora”, é da vontade de explorar e desenvolver essa confiança que surge este trabalho.

Nas criações, exclusivamente de potenciais futuros criadores, há um questionar comum sobre as relações humanas, sobre as contraposições de estados de alma, sobre a linguagem dos sentimentos, sobre a evolução de universos estéticos; há uma inquietação acesa sobre a involuntária incontornabilidade de ordenar o tempo. Porque o movimento não se imobiliza e há uma dança sem tempo que se renova no entrecruzar de criadores e intérpretes.

Preço: € 10,00
M/6
Duração: 90’, com intervalo
Reserva de Bilhetes:
Telefone: 213 585 244
Fax: 213 585 215
E-mail: info@museudooriente.pt

Sem comentários: