Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tempo de prémio - Português distinguido na Suíça

Conhecemos Flávio Borda d'Água há uns anos, quando investigámos o papel de Voltaire na Relojoaria. Flávio era um dos responsáveis da Casa Voltaire em Genebra, onde ainda hoje se mantém. Ele deu-nos na altura ajuda e informação preciosa, que temos vindo a utilizar.

Pois este jovem historiador luso-descendente acaba de ser distinguido pela Conferência universitária da Suíça ocidental com o Prix CUSO 40e anniversaire.

Flávio Borda d’Água obteve este prémio na sequência de um concurso lançado na passada Primavera pela CUSO (Conférence universitaire de Suisse occidentale) para festejar o seu 40°
aniversário.

A temática do concurso era "igrations: de la recherche au partage des
connaissances" O júri decidiu atribuir-lhe o galardão pelo projecto de investigação "un exemple classique de migrations et de partage des savoirs policiers au temps des Lumières". Projecto que se distingue pela sua qualidade científica e originalidade, assim como pela abertura

Flávio Borda d’Água nasceu em Portugal em 1980. Prossegue a sua escolaridade obrigatória em Genebra, após ter efectuado a escola primária em Portugal. Inicia em 2000 uma licenciatura em história, e em línguas, literaturas e civilizações árabes e portuguesas na Faculdade de Letras da Universidade de Genebra. Licenciatura que concluiu em Outubro de 2005 com uma monografia sobre a questão timorense no período da Segunda Guerra mundial e publicada pelo Instituto diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros sob o título Le Timor Oriental face à la Seconde Guerre mondiale (1941‐1945).

É actualmente adjunto científico no Instituto e Museu Voltaire em Genebra e prepara uma tese de doutoramento intitulada “Quadriller la ville : normes et pratiques policières à Lisbonne au temps des Lumières (1750‐1805)” na Universidade de Genebra.

É um dos fundadores do Centro de Estudos Lusófonos da Faculdade de Letras da Universidade de Genebra e membro bastante activo na Comunidade portuguesa de Genebra, onde participa em várias iniciativas culturais organizadas pelas entidades portuguesas e helvéticas locais.

Estação Cronográfica apresenta os mais calorosos parabéns a Flávio Borda d'Água.

Sem comentários: