Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Em primeira mão - Cartier Ballon Bleu ID One - o Graal da Relojoaria


Rei dos joalheiros, joalheiro de reis, a Cartier apresenta uma peça que terá atingido o Graal da Relojoaria.

Estação Cronográfica esteve estes dias na manufactura Cartier, em La Chaux-de-Fonds, Suíça, onde foi apresentado a nível mundial um relógio conceptual, modelo único, que não será vendido e que irá figurar no museu da marca.

Trata-se do Ballon Bleu ID One, um relógio que tem como principais características o facto de não precisar de ser ajustado no momento de fabrico e de nunca mais necessitar de acerto durante toda a sua vida: foram eliminados, com a utilização de novos materiais, os efeitos de variação de temperatura e de campos magnéticos; foi eliminada a necessidade de lubrificação.

Abraham-Louis Breguet teria uma vez dito ao rei de França: deêm-me um óleo perfeito, e eu fabricarei um relógio perfeito. A lubrificação de um relógio foi sempre o calcanhar de Aquiles da relojoaria. A Cartier, com o Ballon Bleu ID One dá o passo decisivo para se chegar ao relógio perfeito.

Toda a tecnologia aplicada no Ballon Bleu ID One será agora utilizada em futuros modelos Cartier.
Tradicionalmente, um relógio mecânico requer várias operações de ajustamento feitos por um relojoeiro qualificado. Estas operações de ajustamento são obrigatórias para assegurar o bom funcionamento do relógio.

Em algumas situações, o movimento pode ficar desacertado: em caso de choque ou magnetização, quando há variações térmicas grandes ou quando os óleos envelhecem ou secam. Se isso acontece, o calibre tem que ser re-ajustado.

O ajustamento ou reajustamento do mecanismo de um relógio envolve vários passos:

- tornar a roda de balanço perfeitamente equilibrada, ou ajustando pequenos parafusos ou retirando pequenas quantidades de matéria do anel.
- ajustar a espiral com a roda de balanço, modulando o seu comprimento activo, a maior parte das vezes usando um dispositivo de raquete.
- assegurar um bom encontro entre os componentes do escape (âncora e roda de âncora), modificando a posição das paletes (pedras de rubi) que se encontram nas duas extremidades da âncora.

Pela primeira vez, a Cartier apresenta um relógio que não necessita de ajustamentou ou reajustamento: correctamente fabricado e montado desde o início, continua ajustado através de toda a sua vida.

Na verdade, e graças a um conceito inovador, que exige materiais novos e tecnologias nunca antes experimentadas, este relógio conceptual não necessita do acerto dos habituais componentes do seu mecanismo:

-concebida como uma peça mono-bloco e manufacturada em cristal de carbono (material que permite o uso de tecnologia de gravação ao micron), a roda de balanço está desde logo bem equilibrada - calculada para obter uma cronometria óptima e fabricada num novo material chamado Zérodur®, o comprimento activo da espiral é directamente adaptado à roda de balanço.

- manufacturada em cristal de carbono, a âncora e a roda de âncora estão perfeitamente ajustadas na altura da montagem.

Além disso, este relógio conceptual continua perfeitamente afinado para sempre, graças a:

- uma gaiola de escape, em cristal de carbono, montada num sistema de colunas de absorção de choque, que protege todos os componentes reguladores do relógio (espiral, roda de balanço, âncora, roda de âncora, eixo do escape)
- fabrico de todos os orgãos reguladores em materiais insensíveis às variações térmicas e a campos magnéticos (roda de baçanço, âncora e roda de âncora em cristal de carbono, espiral em Zérodur®*, eixos em titânio)
- os componentes móveis com um quoficiente de fricção muito baixo. Na verdade, eles ou são cobertos com ADLC Amorphous Diamond Like Carbon), ou fabricados em cristal de carbono: esta cobertura e este material não necessitam de lubrificação líquida (óleos ou massas).

As características do calibre:

Diâmetro: 16 linhas e 1/2, ou seja, 36,8 mm
Espessura: 6,12 mm
Número de rubis: 17
Número de componentes: 177
Âncora e roda de âncora: cristal de carbono, sem paletes
Duplo tambor de corda, com cerca de 52 horas de autonomia
Platina principal em latão revestido a ADLC (Amorphous Diamond-Like Carbon) e decorada com Côtes de Genève.

A caixa:

de 46 mm, em Niobium Titânio, pulseira em tecido, fecho ajustável, em ouro branco.

Este relógio conceptual não será comercializado.

A espiral em Zérodur® hairspring continua a ser aperfeiçoada. A marca Zérodur® não pertencen à Cartier.

Sem comentários: