Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O calendário maia, o fim do mundo, o filme...


Calendários são instrumentos de poder - religioso, político, económico. Quem detém o poder, tem um calendário à sua medida. Era pelo menos assim até à laicização quase completa da sociedade ocidental, que com isso impôs, ironicamente, o seu calendário "cristão" a praticamente todo o globo.

Surge agora um filme, "2012", transpondo nele mais uma teoria milenarista, baseada no calendário Maia. Ironia do destino, os Maias acabaram desgraçadamente como povo, como civilização, meio milénio antes do "fim do mundo" que o seu calendário decretaria. Porque é que os Maias não conseguiram adivinhar o seu próprio "fim do mundo", mas previram o nosso?

O Professor Nuno Crato, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, versou o tema na sua habitual crónica "Passeio Aleatório", no Expresso de sábado, 14 de Novembro. Vale a pena ler aqui.

Mas também pode ler o que escreve o cientista Dennis Overby, no The New York Times, aqui.

Sem comentários: