As horas vintage dos GenZ
A Geração Z (GenZ), também conhecida por zoomers, centennials ou igeneration abrange os nascidos entre 1997 e 2010, sucede à Geração Y e tem como pais a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980). A Geração Z é contemporânea da World Wide Web (criada em 1990) e da explosão dos telefones e outros objectos conectados, bem como das redes sociais, onde o Tempo está omnipresente e consultável.
Em termos de consumo, e mais concretamente no que respeita à
relojoaria, o sector olha com preocupação para a Geração Z.
Oliver R. Müller, especialista nos segmentos de Luxo e
Relojoaria, tem falado da necessidade de se (re)criar uma ligação a esta
geração, caracterizada pelos seus hábitos de consumo muito voláteis.
Face a uma consciência ecológica cada vez mais forte, “é
necessária uma aceleração da economia circular, com uma utilização mais
consciente dos recursos”, defende este especialista. “O sector deve desenvolver
e promover a segunda vida de um relógio, que deve estar no pulso de um novo
cliente, em vez de hibernar no fundo de uma gaveta”.
Depois da loucura especulativa da última década, a bolha
parece estar a esvaziar-se, com os preços dos relógios dos anos 1950 a 1970, os
mais procurados, a descerem cerca de um terço desde o início de 2024.
Uma excelente altura para as gerações, de A a Z, investirem num relógio de pulso vintage.
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