Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Chegado ao mercado - Zenith El Primero Striking 10th Lightweight


Quando foi lançado em 1969, o calibre El Primero tornou-se no primeiro cronógrafo automático integrado da história, usando uma frequência pouco habitual - 5 Hz, ou dez vibrações por segundo (36 000 vibrações por hora). Ainda hoje, é o calibre cronógrafo de série mais preciso do mundo.

Ao longo dos anos, a Zenith foi melhorando o desempenho deste calibre e foi declinando-o com outras complicações, como turbilhão, calendário perpétuo ou função rattrapante.

Em 2010, a Zenith recriou o ponteiro dos segundos fulminantes com a apresentação do El Primero Striking 10th. Este cronógrafo, que está equipado com um ponteiro de segundos central capaz de efetuar dez saltos por segundo e uma volta completa do mostrador em dez segundos, permite não só medir mas também apresentar as décimas de segundo com uma extrema precisão de leitura.

Para melhorar o desempenho deste mecanismo que necessita de muita energia, a Manufatura de Le Locle utilizou especialmente uma dupla roda de cronógrafo fabricada em silício, um material três vezes e meia mais leve que as ligas tradicionais.

Agora, a Zenith inicia um novo capítulo na sua história com a apresentação de uma nova versão mais desportiva e ainda mais vanguardista do cronógrafo El Primero Striking 10th Lightweight.

Com base nas últimas investigações relacionadas com novos materiais, a Zenith escolheu o titânio, um metal leve e resistente, muito utilizado em aeronáutica, para fabricar os principais elementos do movimento que são precisamente os mais pesados quando são produzidos em latão, nomeadamente a platina e as cinco pontes (ponte do barrilete, ponte do balanceiro, ponte da âncora, ponte da roda da âncora e ponto do cronógrafo).

A manufactura também manteve a dupla roda do cronógrafo em silício, acrescentando-lhe uma âncora e uma roda de escape fabricadas com o mesmo material de alta tecnologia que é leve, não magnético e mais duro que o aço.

O resultado é um calibre 25 por cento mais leve - pesa apenas 15,45 g (em comparação com os 21,10 g que pesa um movimento tradicional semelhante).

No que diz respeito à caixa, ela aumenta de 42 para 45 mm, mas fica também mais leve, pois o material utilizado é o carbono. A estrutura interna da caixa é fabricada em alumínio ceramizado, um material de ponta que é leve, resistente e duro (1800 Vickers em comparação com 160-200 para o aço 316L). Os dois botões do cronógrafo e a coroa foram fabricados com titânio.

O novo El Primero Lightweight também se distingue pelo seu mostrador, parcialmente esqueletizado, deixando visível o calibre El Primero 3019 PHC, que também pode ser visto através do fundo em vidro de safira. Tem função flyback, autonomia para 50 horas e massa oscilante decorada com padrão “Côtes de Genève”. Estanque até 100 metros.Bracelete de borracha preta, revestida de Nomex, e triplo fecho extensível preto. Edição limitada a 100 exemplares. PVP: 18.400 €

Sem comentários: