sábado, 28 de setembro de 2013
Quando uma mosca se sente "velha" - o tempo e os ritmos metabólico e de fusão de imagens
Já ouviu falar em frequência crítica de fusão de imagens? O termo em inglês é "critical flicker-fusion frequency" ou CFF. Ela mede a rapidez com que os olhos de um animal podem refrescar uma imagem e, assim processar informação.
Um artigo na última edição do The Economist trata da CFF, que nos humanos é de 60 Hz (ou seja, 60 vezes por segundo). "É por isso que o ritmo de refrescamento de um ecrã de televisão é afinado para esse valor", diz o artigo. "Os cães têm uma CFF de 80 Hz, sendo provavelmente por isso que eles parecem não apreciar muito televisão. Para um cão, um programa de TV parece-se com uma mudança rápida de quadros parados".
As moscas, faz notar o artigo, têm uma CFF de 250 Hz, e é por isso que são tão difíceis de apanhar.
O artigo relata um estudo que cruza a CFF com o ritmo metabólico. E chega à conclusão de que eles estão claramente relacionados - os rápidos coincidem com os rápidos, e os lentos com os lentos. Para uma mosca, que tem uma vida curta e um ritmo metabólico elevado, a que corresponde uma CFF também elevada, a vida afinal - o tempo - não parecerá assim tão curta.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário