Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

António Ramos Rosa (1924-2013) - Para um amigo tenho sempre um relógio...


(foto Infopédia)

Para um amigo tenho sempre um relógio
esquecido em qualquer fundo de algibeira.
Mas esse relógio não marca o tempo inútil.
São restos de tabaco e de ternura rápida.
É um arco-íris de sombra, quente e trémulo.
É um copo de vinho com o meu sangue e o sol.

António Ramos Rosa, in Viagem Através duma Nebulosa (1960)

2 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Em homenagem a Ramos Rosa e sob a sua inspiração:

Para um amigo tenho sempre um verso
composto ao som de um velho violino
que reproduz as vozes do universo
e tem o aroma e o gosto a vinho fino!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Continua para soneto:

Tenho para um amigo na carteira
um pequeno poema manuscrito
de incomparável nível ou craveira,
ou seja, de elevado gabarito.

Para um amigo tenho sempre à mão
um soneto, uma quadra, uma obra de arte,
para à mostra lhe pôr meu coração.

Assim passo meus dias escrevendo
para um amigo tudo quanto entendo
ser grato receber da minha parte!

João de Castro Nunes