Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Congresso da Confederação Mundial de Joalharia debate responsabilidade social


O Congresso anual da CIBJO / World Jewellery Confederation iniciou ontem em Vicenza, Itália, os seus trabalhos, com a participação de 143 delegados, vindos de todo o mundo, incluindo Portugal.

Questões relacionadas com a nomenclatura e os padrões da indústria, reunidos nos conhecidos Livros Azuis, estão em debate durante quatro dias

O Congresso decorre em paralelo com a Fiera di Vicenza, uma das mais importantes empresas italianas no campo da organização de feiras comerciais e industriais, e organizadora da VicenzaOro, o grande certame das jóias e ourivesaria na Europa.

O Cibjo / World Jewellery Confederation têm debatido alterações à nomenclatura e definições nos capítulos dos Diamantes, Pedras Coloridas, Pérolas, Metais Preciosos e Livros Azuis da Gemologia. A preocupação central tem sido, em todas estas áreas, uma prática o mais ética e socialmente responsável possível - em relação às populações originárias das zonas de onde provêm as matérias-primas; em relação ao meio ambiente; em relação ao público consumidor final, que deve ser claramente informado do que está a comprar.

Temas como a formação profissional dos jovens das zonas mineiras ou a lavagem de dinheiro, bem como a criação de um processo de determinação de origem dos metais precisos, como hoje existe para os diamantes e outras pedras preciosas, têm tido igualmente a atenção dos delegados.

O Presidente da CIBJO, o italiano Gaetano Cavalieri, comparou no discurso de abertura a indústria joalheira com a Renascença italiana, há 700 anos. "A libertação do espírito humano foi central na história do meu país - nos capítulos de carácter e de cultura, e é de facto a pedra basilar daquilo que orgulhosamente designamos por design italiano. Mas é também a essência daquilo que todos fazemos na indústria de joalharia, dado que somos uma comunidade que pega nos recursos naturais mais preciosos e os eleva a novo valor, acrescentando-lhes imaginação e criatividade. É a nossa maneira de comunicar com os anjos".


Ao centro, Gaetano Cavalieri, Presidente da CIBJO

Sem comentários: