Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Presidente do Processo de Kimberley visita Angola


A Embaixadora Gillian Milovanovic, Presidente do Kimberley Process, no recente World Jewellery Forum, em Vicenza, Itália

A presidente do Processo de Kimberley, a embaixadora Gillian Milovanovic, esteve esta semana em Luanda, para uma visita de trabalho de 48 horas.

Informa a Embaixada Estados Unidos em Angola, o objectivo principal da visita da embaixadora Milovanic foi o de conhecer as autoridades nacionais com interesse na mineração de diamantes, assim como o de manter encontros com os seus homólogos angolanos envolvidos no Processo de Kimberley.

“Esta é a primeira visita a Angola da diplomata Milovanovic, que foi nomeada presidente do Processo de Kimberley em 2012. Ela é a primeira mulher a liderar o processo, bem como é também a primeira vez que os EUA assumem a presidência”, lesse na nota da embaixada.

 No decurso da sua visita, a diplomata teve encontros com as autoridades angolanas dos ministérios das Relações Exteriores e Geologia, Minas e Indústria. Houve igualmente encontros com representantes da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama) e a Associação Africana dos Países Produtores de Diamantes (ADPA), para discussões sobre o Processo de Kimberley.

O Processo de Kimberley foi criado no ano 2000 e trata-se de uma iniciativa conjunta entre os governos, indústria e sociedade civil, para impedir que os diamantes de conflito (diamantes utilizados por movimentos rebeldes para financiar guerras contra governos legítimos) sejam comercializados legalmente.

Sem comentários: