Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sardinha, um livro que não se vende nas livrarias


Sardinha é o primeiro livro de rua lançado em Portugal - só se vende em locais públicos, ao ar livre de preferência, e não nas livrarias.

Com a chancela da Limão Edições, Sardinha é lançado hoje.

Da editora:

"Não podia ser de outra forma quando o tema pede ar livre. A sardinha é bem capaz de ser o maior monumento à vida pública portuguesa. Diz a tradição que deve ser cozinhada e comida na rua, de preferência com boa conversa. E foi por isso mesmo que a Limão Edições decidiu criar um novo conceito literário. SARDINHA é o primeiro livro de rua português. Este é um livro vendido exclusivamente em espaços públicos, quase sempre ao ar livre. 

Várias Sardinettes andarão durante o mês de Junho a vender os livros nos principais eventos das festas da cidade. Das noites de fado no Castelo de São Jorge às Marchas Populares. Não vai ser por isso possível comprá-lo nos circuitos característicos do mercado livreiro. Apenas na rua e na web. 

São 64 páginas todas dedicadas ao peixe mais emblemático do país - seja no volume de pesca, seja no de consumo. Bem vistas as coisas, um português sabe que o verão está a chegar quando sente o cheiro das sardinhas a assar na brasa. Com séculos e séculos de presença no território, é um peixe transversal a escalões etários e classes sociais. A sardinha tem um sério caso de amor com Portugal. Discreto, mas arrebatador. Já era tempo de lhe prestar a devida homenagem. 

 Neste livro, faz-se o relato e a apologia de um peixe, por texto e imagem. Os pescadores e as peixeiras, os assadores e os comensais, fogareiros e carvão, pimentos e batatas - todo o universo da sardinhada é tratado como se de um tesouro se tratasse. Não fosse a sardinha o peixe que chega à brasa prata e se torna ouro. Um tesouro, lá está".




SARDINHA 
Fotografia: Luís Silva Campos e Pedro Loureiro 
Design: Luís Alegre 
Textos: Ricardo J. Rodrigues 
N.º de páginas: 64 Capa dura: 19x19 cm 
Data de lançamento: 31 de Maio 
Edição: Bilingue Português/Inglês 
Preço de lançamento: 10 €


Sem comentários: