Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 10 de setembro de 2011

Arte no Pulso, exposição de 20 relógios únicos em Cascais

Como Estação Cronográfica oportunamente anunciou, Celeste Maia, artista luso-moçambicana, actualmente a viver em Madrid, acaba de concluir uma nova experiência, no seu já longo currículo - desta vez, foram mostradores de relógios as telas eleitas para dar asas à imaginação. O resultado - Arte no Pulso - uma exposição de 20 relógios únicos, em duas séries, estão patentes no Centro Cultural de Cascais, até 2 de Outubro. Estivemos, ontem, na inauguração.

O Tempo foi sempre o fio condutor da inspiração de Celeste Maia. No primeiro caso, essa inspiração foi beber aos passos da Ciência que nos têm dado entendimentos diferenciados da noção de Tempo. No segundo, os sujeitos são navios que, por uma razão, ou por outra, foram importantes na demanda Humana pela medição o mais exacta possível do tempo.

Celeste Maia levou meses a investigar diversos temas e desenhou mais de 200 ideias, em papel. De todos estes temas foram seleccionadas 20 imagens.

O resultado é uma serie de 20 relógios, cada um exemplar único, com os mostradores pintados com uma técnica que Maia teve que desenvolver. Cada um destes relógios de pulso está assinado, cada um tem um nome e uma história. O tema dos 20 relógios é o Tempo. "Estes relógios reflectem pensamentos científicos, experiências históricas, assim como o maior mistério de sempre, o próprio Tempo", diz a pintora a Estação Cronográfica.

Os relógios estão em expositores separados, munidos de lupa, e com a explicação para cada exemplar

Celeste Maia a falar com a Comunicação Social

Expostas, estão duas séries de relógios - Ciência e Descobertas - cada uma com 10 exemplares. Estão equipados com calibres automáticos suíços (ETA - 2834-2), com caixas de 37 ou 42 mm, em aço, fundo de vidro de safira, estanques respectivamente até 100 e 300 metros, pulseiras em cabedal ou aço. Os de caixa mais pequena, pertencentes à série Ciência, têm indicação de data e dia da semana. Os da série Descobertas, com caixas maiores, têm indicação de data e função GMT, com sub-mostrador de 24 horas no bisel rotativo. O preço: 3.500 € os da série Ciência e 4.200 € os da série Descobertas.

Um exemplar da série Ciências, o Bosão de Higgs

Um exemplar da série Descobertas, o Thermopylae

Sem comentários: