Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Agenda - Hoje, primeira pedra no Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas com o apoio da Swatch

Hoje é lançada a Primeira Pedra do Centro de Acolhimento Temporário para Crianças Refugiadas, na Quinta do Pombeiro, Parque da Bela Vista, Lisboa. A mulher do Presidente da República, Maria Cavaco Silva, é a madrinha do projecto, que conta ainda com o apoio de outras figuras públicas como Luís Figo ou Tita Balsemão, do poder político - António Costa, Presidente da Câmara de Lisboa ou Rui Pereira, Ministro da Administração Interna, e da ONG Conselho Português para os Refugiados. A Swatch teve a ideia e dinamiza-a com a venda de um relógio especial, o Caçula.
Actualmente, há 18 milhões de crianças refugiadas em todo o Mundo. Destas, mais de meio milhão foram separadas de ambos os pais ou outros familiares em períodos de guerra ou conflitos, pobreza ou catástrofes naturais. São seres vulneráveis e por isso expostas a vários perigos desde o recrutamento militar, à exploração, o abuso e violência sexual, o trabalho forçado, adopção irregular, o tráfico, e a discriminação.

Para contornar esta realidade e evitar que estas crianças sejam apanhadas nestas redes de exploração, abuso e violência, existem no Mundo vários organismos locais que trabalham para reintegrar estas crianças em ambientes equilibrados, saudáveis e sem perigos.

O Conselho Português para os Refugiados

O CPR, é uma Organização Não Governamental de Desenvolvimento (ONGD) sem fins lucrativos, criada em 1991, que tem como missão apoiar os requerentes de asilo e refugiados em todas as fases do processo de asilo, desde o acolhimento até à sua integração em Portugal, e sensibilizar a sociedade de acolhimento para a problemática dos refugiados, promovendo acções de esclarecimento sobre os direitos humanos e o direito dos refugiados.

Projecto de Responsabilidade Social

O primeiro Centro de Acolhimento Temporário para Crianças Refugiadas em Portugal ficará situado em Lisboa, no Parque da Belavista, após a recuperação de um edifício degradado cedido pela Câmara Municipal de Lisboa.

Com sala de estar e de refeições, biblioteca, quartos duplos e triplos divididos para crianças do sexo feminino e masculino, gabinetes administrativos de apoio, além de espaços exteriores requalificados, o centro de acolhimento temporário irá receber no máximo 14 crianças em simultâneo, proporcionando-lhes um ambiente o mais próximo possível da estrutura familiar, garantindo o seu desenvolvimento global e integração na sociedade portuguesa.

Na base do Projecto de Responsabilidade Social da Swatch, em lançamento exclusivo para Portugal, o relógio associado a esta nobre causa chama-se “Caçula”, e por cada relógio vendido, 6€ revertem para a construção do centro de acolhimento do CPR – Conselho Português para os Refugiados.

Foi com o intuito de proporcionar a estas crianças um futuro mais risonho, que a Swatch decidiu lançar este projecto, que se segue ao sucesso alcançado pelos projectos “Swatch Mundo Perfeito”, “Swatch Ursinhos / Casa do Gil”, “Swatch Fraldinhas” e “Swatch a Escola”, responsáveis pela construção da Casa das Cores, Casa do Gil, da Fundação do Gil, pela construção das novas instalações da Ajuda de Berço, e da reconstrução da Escola do Reino de Venilale, em Timor, respectivamente.

A Swatch e os seus parceiros disponibilizaram já ao CPR uma quantia de 100.000,00 euros para o arranque do projecto no terreno.

O preço público do Swatch “Caçula” é de 46€.

Sem comentários: