Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Agenda - Conferência sobre pedras preciosas, 23 de Novembro


"Pedras Preciosas ao Tempo de Garcia de Orta" é o título da conferência na AAPI - Associação de Amizade Portugual Israel, dia 23 de Novembro às 21h00, a proferir pelo gemólogo Rui Galopim de Carvalho.

Garcia de Orta (c.1500 - 1568), natural de Castelo de Vide, foi um médico e boticário judeu que, após ter servido D. João III, embarcou para o Oriente onde, em Goa, privou com Luís de Camões.

Notabilizou-se pela autoria de diversos textos sobre farmacologia e botânica, destacando-se o "Colóquio dos Simples e das Drogas e coisas medicinais da Índia", editado em Goa em 1563.

Informa o conferencista: "É precisamente nesta obra que Orta nos oferece uma excelente janela sobre o que era o mercado de gemas na altura que, à época, tinha em Goa a sua mais importante praça comercial no Oriente. Com base nas suas descrições, vamos conhecer então que pedras existiam, as suas raridades, como eram conhecidas e de onde vinham, ilustrando-se esta narrativa com as raras peças de época em museus nacionais".

Sem comentários: