Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 8 de novembro de 2009

Meditações - tempo, vontade, auto-conhecimento

O relacionamento com o tempo nunca é apenas um assunto de vontade. Se eu tenho um relacionamento caótico com o meu tempo, isso tem, na maioria das vezes, causas mais profundas. Torna-se assim conveniente analisar o meu relacionamento com o tempo no estudo da consciência. Não se trata de uma consciência pesada, nem do facto de eu dever fazer melhor. Pelo contrário, trata-se de descobrir porque não consigo organizar o meu tempo como eu gostaria. Tudo o que acontece no exterior tem uma causa interior. Tirar tempo para reflectir sobre o meu relacionamento com o tempo é, em última análise, mais eficaz do que lhe resistir apenas superficialmente e reagir apenas com a disciplina do tempo. A disciplina não servirá de nada, se não estiver relacionada com um sincero autoconhecimento. A palavra disciplina provém de "dis-capere": agarrar na mão. Só posso agarrar na minha mão aquilo que eu conheço.
Anselm Grun, OSB, in Ao Ritmo do Tempo dos Monges, 2003

Sem comentários: