Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Chegado ao mercado: Zeno Rotores de Portugal

A Zeno-Watch Basel lança o modelo Rotores de Portugal, uma edição limitada a 76 peças, exclusiva para Portugal, um tributo à patrulha acrobática de helicópteros da Força Aérea Portuguesa, composta por cinco pilotos da Esquadra 552 e três helicópteros Alouette III.

Caixa em aço, de 44 mm, com fundo gravado, estanque até 50 metros. Cronógrafo automático.
O Zeno Rotores de Portugal tem um PVP de 1.950 €.
Os Rotores de Portugal

A presença dos helicópteros Alouette III (ALIII) na Força Aérea Portuguesa (FAP) remonta a 1963, ano em que foram entregues a Portugal as primeiras unidades adquiridas em França.
Rapidamente o ALIII e as suas tripulações se encontraram em operações de guerra, nos três teatros ultramarinos, que apenas terminariam em 1974 com o fim dos conflitos armados. As raras capacidades de manobra do ALIII voando em formação e evoluindo a baixa altitude, tornaram possível a execução de figuras desconhecidas do grande público.

Os "Rotores de Portugal" tornaram-se conhecidos em Abril de 1976 - nessa altura integrados na Esquadra 33 -, actuando pela primeira vez no festival aeronáutico que teve lugar na Base Aérea Nº. 1, em Sintra. Os Rotores tinham uma exibição com quatro helicópteros em simultâneo, tendo feito a sua última demonstração em Outubro de 1980.

Voltaram a surgir em 1982, desta vez com dois helicópteros, mas agora integrados na Esquadra 552. Marcaram a sua presença em todos os festivais nacionais promovidos pela Força Aérea, tendo ainda recebido convites para participarem em festivais aéreos na Holanda e Alemanha.
Em 1991 e 1992 a patrulha esteve integrada na Esquadra 111, sendo composta por pilotos instrutores, operando três helicópteros em simultâneo.

Foram reactivados em 2005 e presentemente são constituídos por cinco pilotos operacionais da Esquadra 552, evoluindo com três helicópteros.

A Patrulha Acrobática "Rotores de Portugal", tem como missão executar demonstrações aéreas com os seguintes objectivos:
- promover junto do grande público a FAP, transmitindo pelo exemplo, uma imagem de proficiência, profissionalismo e disciplina;
- contribuir para um melhor reconhecimento e apreciação pública das Forças Armadas e, em especial, da Força Aérea;
- constituir-se como plataforma de recrutamento e retenção, despertando nos jovens vocações e o interesse por uma carreira militar;
- representar a FAP em importantes manifestações sócio-culturais de âmbito regional e nacional; - representar a FAP em festivais aeronáuticos nacionais e internacionais.

Sem comentários: