Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nicolas Hayek - em Setembro, a biografia não autorizada

Na relojoaria moderna, há um antes e um depois de Nicolas Hayek. Não só "tirou da cartola" o conceito Swatch como, com ele e com o capital obtido, construiu em 30 anos um império vertical que é "apenas" o maior grupo relojoeiro do mundo.

Sempre que estamos pessoalmente com o sr. Hayek, como aconteceu recentemente em Veneza, sentimos que ele continua a ser, apesar dos seus 81 anos, o mais jovem e empreendedor de uma vasta equipa qaue se quer sempre jovem e empreendedora...

Agora, vai surgir a sua primeira grande biografia não autorizada. Intitulada "Mister Swatch – Nicolas Hayek und das Geheimnis seines Erfolgs" (O Senhor Swatch – Nicolas Hayek e o segredo do seu sucesso), é da autoria de Jurg Wegelin, antigo jornalista do título de língua alemã Cash.

Já apareceram extractos da obra na imprensa de fim de semana da Alemanha, como por exemplo com o que se passou nos primeiros anos da chegada à Suíça de Hayek, nascido em Beirute, de mãe judia libanesa e pai norte-americano.

Segundo Wegelin, a ascenção do salvador da relojoaria suíça (ameaçada de falência, no final dos anos 70 pela concorrência dos relógios de quartzo japoneses) terá sido mais difícil do que se pensa. Hayek recusou-se a colaborar na biografia.

Há quatro anos, Hayek publicou, conjuntamente com o jornalista Friedmann Bartu, um livro sobre a sua vida, intitulado "Para além da saga Swatch, impressões de um verdadeiro empreendedor", que teve grande sucesso comercial.

A partir de 7 de Setembro este blog conta dar em primeira mão alguns excertos da biografia não autorizada de Nikolas Hayek.

Sem comentários: