Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 1 de outubro de 2022

Isto anda tudo ligado...


O Relógios & Canetas online tem as edições mensais disponíveis aqui ou aqui. Siga-o no Instagram, aqui. Ou no Facebook, aqui.

Editorial Outubro

Isto anda tudo ligado…

Pela primeira vez na sua história de quase uma década, o Relógios & Canetas online trás na capa um relógio conectado. Isso vem apenas traduzir a importância que o smartwatch adquiriu rapidamente no quotidiano.

Alicerçado em software que procura dar, 24 sobre 24 horas, o estado físico e mesmo mental do utilizador, o relógio conectado será mais utlizado pelos jovens pelo lado fitness; e pelos mais idosos pelos dados de saúde.

O software, cada vez mais sofisticado, permite a análise em tempo real, mas também o acesso a séries longas – de batimentos cardíacos, pressão arterial, qualidade de sono, oxigénio no sangue, níveis de stress, evolução em programas de exercício físico.

Numa nova etapa, estes programas não se limitam a monitorizar e a acumular dados, como passam a aconselhar, para uma melhor qualidade de vida, com soluções cada vez mais personalizadas.

Há 20 anos, a indústria relojoeira parecia ter perdido o espaço do pulso entre as gerações mais jovens, a quem bastava o “relógio de bolso”, o telemóvel. Com o crescimento das possibilidades do smartwatch acima descritas e de outras (mensagens, atendimento de chamadas, música, GPS, etc.), esse espaço parece estar agora assegurado nesta faixa etária. E, com a “explosão grisalha”, o futuro entre os mais velhos também parece garantido.

O mundo do smartwatch vive entre duas realidades – a do puro gadget electrónico, onde mandam as grandes multinacionais; e o do relógio clássico, onde algumas manufacturas tradicionais se atrevem a entrar, e que vai buscar à estética, aos materiais e à história inspiração para conseguir viver num universo cada vez mais conectado. Uma e outra realidade procuram imitar as vantagens da “concorrente”.

Estaremos no princípio do fim do puro relógio mecânico, ou ele sobreviverá a mais esta ameaça? Para já, parece garantido que vamos continuar a usar no pulso algo a que se convencionou chamar “relógio”. Mas que já muito pouco tem a ver com meras horas, minutos e segundos.

Sem comentários: