Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 30 de outubro de 2022

Meditações - Lisboa modernizou-se, passou a usar relógio de pulso

A Lisboa do Bairro Alto. da Praça da Figueira, dos Poiais de S. Bento e do manjerico botou avenidas novas, flor na lapela e relógio de pulseira. Arranjou vestido novo, deu-se a andar de avião, a frequentar o Clipper e a tratar por tu a América, de janela para janela. E o Diário de Notícias seguiu o movimento. Encomendou um fato à moda, de cone inglês, pôs uma gardénia no casaco - e mudou de prédio. E esse caso, que poderia ser simplesmente doméstico, é um acontecimento de Lisboa - porque corresponde a um ritmo novo da cidade e do jornal que se habituou, insensivelmente, a resumi-la.

Alfredo da Cunha, por ocasião da inauguração do edifício do Diário de Notícias, no Marquês de Pombal, em 1940

A observação sobre Lisboa passar a usar "relógio de pulseira" contextualiza-se num tempo em que, em plena II Guerra Mundial, a transição do relógio de bolso para o de pulso estava definitivamente consumada,

Sem comentários: