Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Exposição de capas históricas da Vogue em Lisboa

A revista Vogue, entre os dias 8 e 11 de Setembro, apresenta nas Galerias nr.60 da Rua Garret, em Lisboa, uma Exposição de Capas Icónicas. Inserida no calendário de actividades do evento Vogue Fashion’s Night Out, a exposição mostra 17 capas marcantes da revista a nível mundial e procura retratar a evolução de importantes correntes artísticas nas áreas da Moda, da Beleza, da Arte e da Fotografia, que influenciaram o mundo e o luxo ao longo de décadas.

Actualmente aclamada como “A Bíblia”, a revista começou por ser um simples folhetim semanal de 30 páginas publicado pela primeira vez a 17 de Dezembro de 1892 e destinado às mulheres da alta sociedade noviorquina.

Após a aquisição da revista por Condé Nast em 1909, a Vogue passou a ser uma publicação mensal, que para além de representar os ideais de luxo, transformou a Moda em “desejo e sonho”. Retratava a alta-costura e estilos de vida, e os ícones da alta sociedade. O francês George Lepape e o espanhol Eduardo Garcia Benito, foram dois dos ilustradores mais reconhecidos desta publicação durante o início do século XX. A escultural simplicidade e estilo curvilíneo de Lepape eram influenciados pelo movimento artístico emergente, o Cubismo. Benito, diferenciava-se pelo seu estilo geométrico feminino de cores fortes com referências à Art Deco e posteriormente ao Cubismo.

Salvador Dali é um dos artistas presentes na exposição nas Galerias nr.60. Porém, muitos outros ilustres nomes como Andy Warhol, Man Ray, David Hockney e Joan Miró contribuíram com a sua criatividade em magníficas capas, que durante décadas, marcaram história das capas da Vogue, transmitindo os sinais dos tempos. No pós-guerra da década de 1940, a revista adaptou-se a uma nova realidade, mas as capas mantiveram a sua imagem de marca, valores e estética. Nos anos 50, as capas retratavam a sociedade de consumo e o pronto-a-vestir.

Irving Penn, foi um dos lendários fotógrafos da revista, caracterizado por Anna Wintour como um profissional de “imagens requintadas e electrizantes”. Iniciou a sua carreira na Vogue em 1943 e fotografou mais de 150 capas. Na década de 60, a emancipação da mulher, levou a revista a uma abordagem mais jovem, valorizando a moda contemporânea e focando-se na revolução sexual da época. Donyale Luna foi a primeira modelo afro-americana a aparecer na capa da Vogue, em 1966.

Os anos 80 foram marcados pela emergência da moda internacional, enquanto que os anos 90 as capas da Vogue foram marcadas pelo o culto das top models e celebridades. Steven Klein, é um fotografo da actualidade com um vasto portfolio de capas Vogue, com a presença de celebridades como Madonna, Liza Minnelli e Gwyneth Paltrow.

Sem comentários: