Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 14 de agosto de 2011

Em primeira mão - Arte no Pulso, ou a incursão da pintora Celeste Maia pelo universo do Tempo, através de mostradores de relógios

Celeste Maia, artista luso-moçambicana, actualmente a viver em Madrid, acaba de concluir uma nova experiência, no seu já longo currículo - desta vez, foram mostradores de relógios as telas eleitas para dar asas à imaginação. O resultado - Arte no Pulso - uma exposição de 20 relógios únicos, em duas séries, que estarão patentes no Centro Cultural de Cascais a partir de 9 de Setembro.
O Bosão de Higgs

Estação Cronográfica avança em primeira mão imagens de dois desses relógios, um pertence à série Ciência e o outro à série Descobertas - cada uma com 10 exemplares. Estão equipados com calibres automáticos suíços (ETA - 2834-2), com caixas de 37 ou 42 mm, em aço, fundo de vidro de safira, estanques respectivamente até 100 e 300 metros, pulseiras em cabedal ou aço. Os de caixa mais pequena, pertencentes à série Ciência, têm indicação de data e dia da semana. Os da série Descobertas, com caixas maiores, têm indicação de data e função GMT, com sub-mostrador de 24 horas no bisel rotativo.

O Tempo foi sempre o fio condutor da inspiração de Celeste Maia. No primeiro caso, essa inspiração foi beber aos passos da Ciência que nos têm dado entendimentos diferenciados da noção de Tempo. No segundo, os sujeitos são navios que, por uma razão, ou por outra, foram importantes na demanda Humana pela medição o mais exacta possível do tempo.

O relógio baptizado com o nome de "Higgs Boson" faz parte da série Ciência de Arte no Pulso. "Os fisicos no CERN, Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, acreditam que o Bosão de Higgs ira demonstrar a origem de massa e tempo. Estes cientistas estão a tentar recriar a origem do universo, de que é feito e como funciona", explica-nos Celeste Maia. 2E entra aqui a esquiva partícula conhecida como Bosão de Higgs ou Particula de Deus. A denominação" partícula de Deus" vem do livro do Premio Nobel Leon M. Lederman "A Particula de Deus: se o Universo é a Resposta, qual é a Pergunta?"
O Thermopylae

Já o "Thermopylae", faz parte da série Descobertas. Clipper considerado o mais veloz do mundo, foi construido em 1868, em Aberdeen, para o serviço da rota do chá da China. Bateu todos os recordes de velocidade na sua viagem de 63 dias a Melbourne. Em 1872, o "Thermopylae" foi vendido a Portugal como navio-escola, usando agora o nome de "Pedro Nunes". Em 1907 foi rebocado por dois barcos de guerra portugueses até à foz do Tejo, onde, na presença da rainha D. Amélia, foi torpedeado e afundado com todas as honras navais na Baía de Cascais.

Celeste Maia

Como é que Celeste Maia chegou ao projecto Arte no Pulso?

Radicada há mais de dez anos em Madrid, conhecida pela sua pintura figurativa, ela correspondeu com entusiasmo ao complicado desafio de uma firma espanhola, a Colomer & Sons, para pintar 20 mostradores de relógios de pulso, de alta qualidade, "one of a kind", peças únicas, exclusivas e assinadas.

Esta forma de arte é raramente praticada, devido às dificuldades técnicas e à escala diminuta do trabalho.

Celeste Maia levou meses a investigar diversos temas e desenhou mais de 200 ideias, em papel. De todos estes temas foram seleccionadas 20 imagens.

O resultado é uma serie de 20 relógios, cada um exemplar único, com os mostradores pintados com uma técnica que Maia teve que desenvolver. Cada um destes relógios de pulso está assinado, cada um tem um nome e uma história. O tema dos 20 relógios é o Tempo. "Estes relógios reflectem pensamentos científicos, experiências históricas, assim como o maior mistério de sempre, o próprio Tempo", diz a pintora a Estação Cronográfica.

"Foram-me necessários meses de pesquisa para conseguir um conceito diferente de tempo para cada um dos relógios", recorda. "Alguns filósofos até contestam a existência do tempo. O que marcam então os relógios? O tempo torna-se evidente através da medição do movimento, comparado com outros movimentos. Tais como o nascer do sol e o crepúsculo, o dia e a noite, a mudança das estações".

"Com Newton o tempo era absoluto. Mas Einstein propõe que o tempo existe noutra dimensão, relacionada com o espaço", explica. "Na teoria da relatividade, ele afirma que o tempo não é uniforme e absoluto em relação ao dia a dia. O passado, o presente e o futuro não são mais que uma ilusão. E, de acordo com a mecânica quântica, o tempo pode ser reversível e pode existir simultâneamente em várias dimensões diferentes".

Já, por outro lado, as descobertas marcaram uma viragem na noção cosmológica do tempo. "Utilizando instrumentos arcaicos como ampulhetas para medir a passagem do tempo, e astrolábios e quadrantes para a navegação, os descobridores europeus apuraram a experiência e o engenho dos antigos exploradores gregos, árabes e chineses para assimilar o mundo em termos inovadores do espaço-tempo", diz Celeste Maia.

Pode ver aqui um filme sobre a aventura de Celeste Maia no reino do Tempo.

Concluindo, ideias de Tempo em relógios de pulso, que nos transportam para outras dimensões. Para apreciar a partir de 9 de Setembro, no Centro Cultural de Cascais, e até 2 de Outubro.

Sem comentários: