Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Swatch inaugura Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas


Como já tínhamos referido aqui, aqui e aqui, a Swatch Portugal empenhou-se em mais um projecto na área social - desta vez foi o primeiro Centro de Acolhimento Temporário para Crianças Refugiadas do Conselho Português para os Refugiados.

Acaba de ser inugurado, com a presença de Maria Cavaco Silva e do Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.

Designada como “Uma Casa para o Mundo”, é o quinto Projeto de Responsabilidade Social da Swatch que, em parceria com o Ministério da Administração Interna (MAI)/Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Câmara Municipal de Lisboa (CML), SIC Esperança, BPI, Fundação Luís Figo (FLF) e a JCDecaux, se propôs a dotar o Conselho Português para os Refugiados de um Centro de Acolhimento Temporário para crianças refugiadas em Portugal.

O primeiro Centro de Acolhimento Temporário para crianças refugiadas situa-se no Parque da Belavista e destina-se a apoiar as crianças refugiadas em Portugal, com idades até aos 18 anos, que são forçadas a deslocar-se por inúmeras razões, desde conflitos a perseguições, violações dos direitos humanos, catástrofes ambientais, pobreza, entre tantas outras.

 Com sala de estar e de refeições, biblioteca, quartos triplos divididos para crianças do sexo feminino e masculino, gabinetes administrativos de apoio, além de espaços exteriores requalificados e um recinto de jogos e jardim, o centro de acolhimento temporário irá proporcionar às crianças acolhidas um ambiente o mais próximo possível da estrutura familiar, garantindo o seu desenvolvimento global e integração na sociedade portuguesa.


O Swatch Caçula, que integrou a acção

Do comunicado da Swatch Portugal:

A responsabilidade social e empresarial tem estado na ordem do dia da Swatch que, há mais de 11 anos, trilham caminho em prol das crianças mais desfavorecidas, com a concretização dos projetos “Swatch a Escola”, “Swatch Fraldinhas”, “Swatch Ursinhos/Casa do Gil” e “Swatch Mundo Perfeito”, responsáveis pela reconstrução da Escola do Reino de Venilale, em Timor, pela construção das novas instalações da Ajuda de Berço, construção da Casa do Gil para a Fundação do Gil e, finalmente, pela construção da Casa das Cores para o Movimento ao Serviço da Vida.

A Swatch encara o apoio a crianças em risco social como um desafio partilhado com toda a sociedade civil, em que, com o envolvimento e a vontade de muitos podemos tornar melhor o dia-a-dia de muitas mais.

Para Salomão Kolinski, Administrador da Tempus Internacional, representante e distribuidor da Swatch em Portugal, “o dia de hoje é de uma alegria imensa para todos nós. A Casa para o Mundo é hoje uma realidade graças aos milhares de Portugueses que depositaram em nós a sua confiança e apoio, evidenciando uma solidariedade a toda prova nestes tempos mais difíceis. O nosso trabalho aqui está feito, sabemos que o CPR tudo fará para que o dia-a-dia dos que aqui viverem seja de proteção, integração e harmonia. Neste porto de abrigo num país de paz e de acolhimento, começarão a escrever-se novos capítulos: os da esperança e do futuro.”

O CPR, é uma Organização Não Governamental de Desenvolvimento (ONGD) sem fins lucrativos, criada em 1991, que tem como missão apoiar os requerentes de asilo e refugiados em todas as fases do processo de asilo, desde o acolhimento até à sua integração em Portugal, e sensibilizar a sociedade de acolhimento para a problemática dos refugiados, promovendo ações de esclarecimento sobre os direitos humanos e o direito dos refugiados.

Sem comentários: