Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Há 550 anos... Luís Pires, relojoeiro pobre de Sintra

À vila de Sintra, foi dada carta de confirmação de um alvará de D. Afonso V, em que se contêm os capítulos apresentados pelos procuradores de Sintra e as respostas do rei, cujo teor é: D. Afonso, etc.


Os juízes vereadores procurador e homens bons da vila de Sintra nos deram certos capítulos aos quais nossa resposta ao pé de cada um. [...] Item - Dizes que o relógio que mandastes fazer em a dita vila porque o concelho é muito pobre e não ter por onde ser contente, um Luís Pires que o tem por antes tomastes uma ração de S. Lázaro e lha destes. Pediu que porquanto o dito Luís Pires é muito bom homem e tem grande trabalho em o corrigir e para ajudar a oficiar a missa lhe dessemos uma mercearia das 4 rações apropriadas e lha demos porque não há aí agora lázaros e este até vagar a primeira mercearia que se vagar e queremos que ele vá cada sábado ajudar a oficiar a missa que se diz na nossa capela, [...]Dada em Lisboa a 18 de Maio de 1462. Álvaro Lopo a fez. Vicente Pires a fez.

Documento actualmente guardado na Torre do Tombo (PT/TT/CHR/K/29/50-153V)

Sem comentários: