Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Agenda - Portojóia e Portojóia Design, de 19 a 23 de Setembro


Com cerca de 160 empresas presentes, a EXPONOR recebe a 23ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria de 19 a 23 de Setembro. No âmbito da feira, ocorre a 8.ª edição do concurso PORTOJÓIA Design.

“Alma Lusa” é o tema da iniciativa que volta a desafiar a criatividade dos estudantes e formandos de design de joias na conceção de peças de adorno pessoal e decorativas.

Os formandos de joalharia e ourivesaria terão, assim, ainda cerca de dois meses de originalidade inventiva e trabalho extra pela frente, a pensar no horizonte compreendido entre 25 de junho e 6 de julho – quando devem ser entregues as candidaturas.

O concurso obedece a quatro critérios fundamentais: adequação ao conceito proposto; criatividade (design, contemporaneidade e inovação), potencial comercial (custo de produção versus preço de venda) e viabilidade para produção industrial.

Eleito por um júri qualificado, o vencedor verá o seu protótipo produzido depois de analisadas a viabilidade industrial e comercial. A venda da peça caberá – em exclusivo – à empresa parceira da iniciativa (a Fernando Rocha Joalheiros), a qual, durante cinco anos, pagará ao criador o correspondente a cinco por cento sobre o preço de venda à saída da fábrica.

Para além deste aliciante, a pessoa em causa é convidada a participar gratuitamente na feira do ano seguinte, no Espaço Criadores. Será o caso de Joana Andresen, que, enquanto aluna da Contacto Directo – Escola de Joalheiros, foi a vencedora do PORTOJÓIA Design do ano transato, com uma versão contemporânea, em filigrana, do conhecido coração de Viana do Castelo (foto em cima).

A Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) estará presente com trabalhos de 10 jovens criadores (Joana Ribeiro, Lia Gonçalves, Diana Santos Coelho, Inês Costa Araújo, Carolina Brose & Romeu Bettencourt, Miguel Sereno, Sofia Soares Gomes, Carolina Santa, Cristina Sofia Rocha e Joana Santos) representados numa seleção de peças de autor, especialmente organizada a pensar na PORTOJÓIA.

PORTOJÓIA 2012 – 23.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria
Data: de 19 a 23 de setembro de 2012
Horário: das 10h00 às 20h00 (nos dias 19, 20, 21 e 22); das 10h00 às 19h00 (no dia 23)
Produtos em exposição: ourivesaria, joalharia, relojoaria, prata decorativa, embalagens, maquinaria, sistemas de segurança e “software” especializado Perfil do visitante: fabricantes, importadores, representantes e criadores
Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Leça da Palmeira – Matosinhos)

Sem comentários: