Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma viagem à Suíça há 71 anos*

Dia 9

Fomos logo de manhã visitar os grandes Magasins: [...] Lafayette e Printemps, estes dois últimos são surpreendentes em grandeza e luxo, vimos a Avenida da Ópera e fomos à Casa de Portugal.
Depois do almoço fomos ao Louvre, que só por fora esmaga pela grandeza do edifício (o maior da Europa). Descrever o recheio seria irrisório para os meus conhecimentos de arte. Vi a Gioconda, a Jangada de Medusa, a Victória de Samotrácia, a virgem de Murilo, retratos de Rembrandt e tantos outros maravilhosos que não é fácil enumerar. Apesar de ter andado duas horas dentro do museu ainda ficou muito para ver porque era hora de fechar.

No meio do jardim ergue-se o monumento de Gambetta e segue-se o Jardim das Tulherias que percorremos a pé até à Praça da Concórdia. No princípio deste jardim do lado do Louvre está o arco do Carrouçel e no terminus um obelisco egípcio a meio da praça da Concórdia. A praça ou jardim do Louvre é dos mais belos de Paris.

À noite fomos à ópera, ver a Valquíria de Wagner. O edifício da ópera é majestoso e com belas linhas arquitectónicas, mas o interior: a escadaria em mármores em cores, a sala de espera toda dourada, o […] e a sala de espectáculos são de uma riqueza e duma […] maravilhosas.

Da bela ópera de Wagner só pude apreciar a música (executada por uma orquestra composta com mais de 60 executantes), os cenários e o movimento de cena, tudo isto surpreendente, mas conclui que principiei por onde deveria ter acabado: Wagner!...

Ainda depois da ópera fomos ver um cabaret egípcio Sfinxe com raparigas quase nuas (uma cerveja a 10 francos). (vimos a Madalena e Saint Sulpice).

ver contextualização aqui.

Sem comentários: