Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Réplica de um Ovo de Nuremberga

Réplica de um Ovo de Nuremberga, à venda no ebay. Segundo a lenda, terá sido Peter Henlein, na Floresta Negra, por volta de 1500, a fazer os primeiros relógios portáteis - com a forma de ovos. Não tinham vidro no mostrador e apenas um ponteiro, o das horas, que era acertado à mão, ou tacteado, de noite.

A inovação tecnológica que permitiu a portabilidade do tempo foi a mola helicoidal - colocada no interior de um tambor - servindo de motor ao mecanismo, em vez dos pesos, pendurados em cordas.

A mola helicoidal já era empregue pelos armeiros - muitas vezes, este ofício estava ligado ao de ferreiro e... ao de relojoeiro. Leonardo da Vinci desenhou alguns esquemas onde a mola helicoidal era empregue, em relojoaria, mas não se sabe se ele chegou a empregar isso na prática.

Como temos afirmado, defendemos a tese de que terá sido a família Behaim a introduzir, pouco depois, os primeiros relógios portáteis em Portugal. Os Behaim eram de Nuremberga, região muito importante na altura no fabrico de instrumentos científicos e relógios, e tinham negócios em Lisboa.

A partir de pista dada por Ralf Wokan

Sem comentários: