Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Chegado ao mercado

L.U.C Louis-Ulysse - O Tributo

O calibre L.U.C EHG é o resultado de uma colaboração entre a Escola de Relojoaria de Genebra e a Manufactura Chopard. Trata-se de um novo calibre de relógio de bolso que dá vida ao modelo comemorativo de aniversário, o L.U.C Louis-Ulysse - O Tributo.

A EHG tinha dificuldade em dispôr do número de componentes necessários para este calibre que permitiria aos aprendizes conceber a sua tradicional "peça de fim de curso", sendo difícil adquiri-los devido à reduzida quantidade disponível no mercado.

Por sua vez, a Manufactura Chopard desejava criar um movimento de relógio de bolso com o objectivo de desenvolver uma nova peça.

Nasceu, assim, a ideia de uma associação que deveria permitiria o estudo e a realização de uma nova peça "de fim de curso" destes aprendizes, uma obra final que se mantém como referência definitiva ao longo de toda a vida de um relojoeiro. Através desta colaboração, a Chopard reafirma o seu apoio à formação de novos relojoeiros e presta uma homenagem a Genebra, a cidade que acolhe a casa Chopard desde 1937.

Este novo movimento passa a equipar o modelo L.U.C Louis-Ulysse - O Tributo, um relógio de bolso criado pela Casa Chopard por ocasião da celebração de seu 150º aniversário em 2010.
O modelo L.U.C Louis-Ulysse - O Tributo, é um relógio de bolso que se pode transformar num relógio de pulso. O modelo representa uma homenagem a Louis-Ulysse Chopard, que fundou a Chopard em 1860, e é também a reinterpretação de uma invenção de Karl Scheufele I: em 1912, o fundador da "Eszeha", a marca original da família Scheufele e actual proprietária da Chopard, desenvolve um sistema que permitia usar um relógio de bolso sobre o pulso. Este relógio, fora do comum, está agora disponível numa edição limitada.

A documentação existente sobre relojoaria menciona uma patente apresentada por Karl Scheufele I para um sistema de garras especial que permitiam fixar um relógio de bolso e transformá-lo consequentemente num relógio de pulso.

A partir desta ideia, os relojoeiros e designers da manufactura Chopard desenvolveram o modelo L.U.C Louis-Ulysse - O Tributo, que, com um simples gesto, alterna entre relógio de bolso e relógio de pulso, ou vice-versa.

O sistema original, baseado unicamente num mecanismo de "garras ajustáveis", foi substituído por um sistema de armação fiável e de fácil utilização. É nele que se coloca a caixa que, mediante a rotação de um quarto de volta da armação, se fixa de forma segura entre as garras. Transformá-lo novamente em relógio de bolso é igualmente um operação bastante simples de efectuar.

Integrado numa caixa em ouro branco com acabamentos acetinados e polidos, o novo modelo é hermética até 30 metros. O conjunto alcança um diâmetro de 49,6 mm.

Caracterizada pela sua argola e coroa posicionada às 12 horas, a caixa encerra o novo movimento L.U.C EHG de relógio de bolso. Este movimento mecânico de corda manual tem uma frequência de 21.600 alternâncias/hora e uma reserva de corda de mais de 80 horas. O movimento integra a indicação de horas, minutos e pequenos segundos às 6 horas, dispondo de Certificado de Cronometro emitido pelo COSC e do Selo de Qualidade de Genebra, que atesta o elevado nível de acabamentos a que foi sujeito.

O mostrador esmaltado em cerâmica está protegido por um cristal de safira curvado, e inspira-se claramente num modelo de época. A inscrição "L.U.Chopard 1860" às 12 horas, segue a tradição do fundador da marca, Louis-Ulysse Chopard, assim como o logótipo "L.U.C" em encarnado às 6 horas. O modelo apresenta, ainda, elementos característicos da nova geração de relógios L.U.C, como ponteiros "dauphines fusées" para as horas e os minutos, tipografia Romana para os números e as letras, que evocam um mostrador clássico da Chopard e reflectem um estilo próprio dos anos 1940-50, mas com proporções mais quadradas e modernas.

A pulseira em pele de crocodilo em preto fosco, e costurada à mão, possui um fecho decorado com o logótipo da Chopard. O modelo L.U.C Louis-Ulysse - O Tributo, inclui também uma corrente, um acessório indispensável ao modelo quando na sua versão de relógio de bolso.

O L.U.C Louis-Ulysse - O Tributo, está disponível numa edição limitada a 150 exemplares, em honra do 150º aniversário da Chopard.

Sem comentários: