Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 13 de março de 2021

Coisas do Ephemera - Swatch - A Guide for Connoisseurs and Collectors

À beira de comemorar 40 anos, o Swatch terá sido a mais pequena tela alguma vez usada em comum por criadores de todo o mundo para dar asas à sua imaginação. Designers, pintores e outros artistas plásticos, cineastas, músicos, graffiters, estilistas já usaram o pequeno espaço disponível para deixar uma mensagem estética que vai muito para lá da função de ler o Tempo.

Lançado em 1983, o Swatch é um objecto da cultura Pop. O empresário que está por detrás do conceito, Nicolas Hayek, conseguiu, com o êxito obtido, criar o maior grupo relojoeiro do mundo, o Swatch Group, que congrega marcas que vão de Breguet a Flik Flak, passando por Omega, Longines, Tissot ou, claro a própria Swatch. Hayek faleceu em 2010, mas o grupo, cotado em bolsa, continua a ser controlado pela família.

O fenómeno Swatch foi, entretanto, perdendo algum fulgor. O que é natural. Mas a recente parceria com o MOMA parece indicar que a relação entre a marca e a arte continua dinâmica.

No Núcleo do Tempo do Arquivo Ephemera existe um exemplar de Swatch - A Guide for Connoisseurs and Collectors, de 1998. Escrito por Frank Edwards, figura durante décadas ligada à indústria relojoeira, o livro conta as origens da marca, apresenta alguns dos seus modelos mais procurados e revela pormenores de uma aventura que constitui um case study ainda hoje estudado nos cursos de Economia, Gestão ou Marketing.





Sem comentários: