Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 18 de março de 2021

Relógio Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18

Reinterpretando um cronógrafo militar histórico Minerva de 46 mm da década de 1930 equipado com o calibre original 19-09CH, o Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18 apresenta uma caixa produzida numa liga de ouro de 18K inovadora chamada Lime Gold.

Tem mostrador dourado, com elementos verdes contrastantes e uma pulseira em nobuck verde vintage a combinar.

É a primeira vez que a Maison apresenta um modelo com esta cor de ouro batizada de Lime Gold, graças à sua cor verde amarelado pálido. O Lime Gold é feito de uma liga especial composta por ouro 18K (Au 750 ‰), prata (Ag 238 ‰) e ferro (Fe 12 ‰) que confere uma estética vintage.

Mostrador dourado, com acabamento raio de sol. Fornecendo ótima legibilidade e estilo vintage, a estética monocromática é combinada com elementos verdes contrastantes de tons diferentes, como os ponteiros das horas e minutos luminescentes em forma de catedral, a escala dos minutos, o ponteiro central dos segundos do cronógrafo, e as escalas do taquímetro e do telémetro, bem como o emblema histórico da Montblanc às 12 horas. Para dar uma aparência tridimensional tanto de dia como de noite, os algarismos são totalmente feitos de Super-LumiNova, através de um processo especial patenteado que encapsula o material luminescente e cria uma forma de "monobloco" sem contornos. A cor dourada foi escolhida para o ponteiro central dos segundos do cronógrafo, bem como para os contadores de 30 minutos do cronógrafo e pequenos segundos.

O vidro do mostrador possui um tratamento anti-magnetizado no interior do vidro de safira, para permitir uma maior precisão dos dois ponteiros dos segundos do cronógrafo.

Como no relógio original, o Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18 possui uma escala telemétrica. O telémetro era uma característica comum nos lendários cronógrafos Minerva e adiciona função e um toque vintage a este novo relógio. Um telémetro permite medir a distância de um fenómeno visível e audível, como o relâmpago e o trovão numa tempestade. O relógio também possui um taquímetro (base 1000) no centro do mostrador, em colimaçon (em forma de caracol) que permite ao utilizador medir um período de tempo de até três minutos em vez de um minuto, como é o caso dos cronógrafos tradicionais. O taquímetro indica a velocidade de um objeto em movimento, como um carro, numa distância conhecida.

A parte de trás da caixa revela o calibre cronógrafo monobotão de manufatura MB M16.31, inspirado nos calibres Minerva 19-09CH originais de 1909 e na evolução, o 17-29, desenvolvido na década de 1930, que eram usados tanto para relógios de bolso como de pulso. O calibre MB M16.31 tem acabamentos tradicionais feitos à mão, como Côtes de Genève, ângulos internos, granulação circular e chanfragem - todos realizados na Manufatura Montblanc em Villeret.

As platinas e pontes são feitas em Maillechort (prata alemã) banhado a ouro de 18K combinando com a caixa em Lime Gold 18K e com o mostrador.

O calibre possui duas rodas de coluna para o cronógrafo e a complicação split, acoplamento horizontal e reserva de corda de 50 horas. Como o seu antecessor, é composto pela mesma ponte em V (cujo desenho foi protegido em 1912) e uma grande roda de balanço com 18 parafusos, batendo na frequência tradicional de 2,5 Hz / 18.000 A / H.

O Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18 é completado com uma nova pulseira vintage em pele nobuck de crocodilo verde, que foi finalizada com costura bege para reforçar o visual vintage. A pulseira tem fecho de fivela em Lime Gold 18K.




Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second Edição Limitada 18. Limitado a 18 exemplares. Cronógrafo de carga manual, de roda de colunas, com função rattrapante ou split seconds (pode cronometrar dois tempos diferentes), accionado por um único botão. Escalas taquimétrica e telemétrica. Autonomia de 50 horas. Caixa de 44 mm, de Lime Gold, com acabamento polido e acetinado. Vidro de safira na frente e no verso. Certificado de qualidade Montblanc Laboratory Test 500


O Minerva militar da década de 1930 no qual o Montblanc 1858 Cronógrafo Split Second se inspirou


Sem comentários: