Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Peças da colecção de George Daniels expostas em Lisboa


O Relógio ‘Grand Complication’ de George Daniels (estimativa. £500,000 – 800,000*) 

A 3 de Maio, quinta-feira, a Sotheby’s expõe peças provenientes da Colecção de Relojoaria de George Daniels no Ritz Four Seasons, em Lisboa, anunciou hoje a leiloeira.

A iniciativa insere-se no âmbito do leilão de peças provenientes dessa Colecção, que terá lugar em Londres, no próximo dia 6 de Novembro.


Considerado o relojoeiro mais importante do século XX, George Daniels (19 de Agosto de 1926 – 21 de Outubro de 2011), é celebrado como o inventor do revolucionário escape co-axial, desenvolvido nos anos 70, tecnologia vendida posteriormente à Omega.

A colecção pessoal de Daniels consiste em cerca de 130 lotes de relógios de vários tipos que ele próprio criou e guardou ao longo da sua carreira para uso pessoal e contém alguns exemplares raríssimos feitos pelos relojoeiros mais famosos do século XVII, XVIII e XIX. A sua colecção está estimada na ordem de 5 milhões de libras e é pela primeira vez em muitos anos que a maior parte de peças vai ser presente ao público. Os lucros da venda irão reverter em prol do The George Daniels Educational Trust como o tributo a uma vida dedicada à relojaria.

Muito novo, George Daniels ficou fascinado pelo movimento de um relógio de bolso partido e resolveu aprender como repará-lo. Começou por arranjar relógios para os comerciantes de relojoaria no Sul de Londres e acabou por desenvolver um sistema que lhe permitia consertar e entregar os relógios de forma mais célere que os demais. Em 1960 já era reconhecido pela qualidade do seu trabalho e pela capacidade em reparar relógios de grande complexidade. Desenvolveu igualmente o seu primeiro e único cronómetro marítimo e subsequentemente cerca de trinta relógios feitos à mão.

O objectivo do George Daniels Educational Trust é disponibilizar bolsas a estudantes que pretendam prosseguir os estudos na área de Relojoaria, Medicina, Engenharia, ou Construção.

Sem comentários: