sábado, 21 de abril de 2012
Iconografia do Tempo - gravura do Infante D. Henrique, de 1655
Quadro representando o Infante D. Henrique, defronte à cidade de Ceuta, em 1415, na ocasião em que o exército português a vai atacar. A estampa acompanha a edição inglesa de 1655 d'Os Lusíadas, de Richard Fanshaw. Será uma cópia de um original, representando o Príncipe Negro, Filho de Edwardo II de Inglaterra, e vencedor da Batalha de Poitiers.
Pormenor da gravura, onde se vêem, além de uma estante com livros, vários instrumentos náuticos, relógios de sol e o que parece ser, em baixo, ao centro, junto à luva, um relógio mecânico, tipo "ovo de Nuremberga".
Segundo as investigações que temos levado a cabo, os relógios mecânicos portáteis terão sido introduzidos em Portugal pelos Beheim ou Behaim, originários de Nuremberga. Wolfgang Behaim, irmão mais novo do conhecido Martin Behaim, falecia em Lisboa em 1507, deixando em testamento relógios desse tipo. Para saber mais, História do Tempo em Portugal - Elementos para uma História do Tempo, da Relojoaria e das Mentalidades em Portugal (2003) e outra bibliografia horológica, aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário