Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 21 de abril de 2012

Iconografia do Tempo - gravura do Infante D. Henrique, de 1655


Quadro representando o Infante D. Henrique, defronte à cidade de Ceuta, em 1415, na ocasião em que o exército português a vai atacar. A estampa acompanha a edição inglesa de 1655 d'Os Lusíadas, de Richard Fanshaw. Será uma cópia de um original, representando o Príncipe Negro, Filho de Edwardo II de Inglaterra, e vencedor da Batalha de Poitiers.


Pormenor da gravura, onde se vêem, além de uma estante com livros, vários instrumentos náuticos, relógios de sol e o que parece ser, em baixo, ao centro, junto à luva, um relógio mecânico, tipo "ovo de Nuremberga".

Segundo as investigações que temos levado a cabo, os relógios mecânicos portáteis terão sido introduzidos em Portugal pelos Beheim ou Behaim, originários de Nuremberga. Wolfgang Behaim, irmão mais novo do conhecido Martin Behaim, falecia em Lisboa em 1507, deixando em testamento relógios desse tipo. Para saber mais, História do Tempo em Portugal - Elementos para uma História do Tempo, da Relojoaria e das Mentalidades em Portugal (2003) e outra bibliografia horológica, aqui.

Sem comentários: