A manufactura francesa Pequignet apresentou ontem declaração de falência num tribunal de Besançon, anuncia Gregory Pons no seu Business Montres et Joaillerie.
A marca, que realizou o primeiro calibre francês em décadas, o Calibre Royal, não resistiu à tentativa de recolocação num segmento de mercado demasiado alto para o seu historial.
A Pequignet, que durante anos foi importada para Portugal pela J. Borges Freitas, iniciava há três uma nova fase, com importação directa. Em 2011, esteve pela primeira vez presente na Portojóia, onde sublinhou o facto de possuir um calibre totalmente desenvolvido in house, o já referido Calibre Royal Manufacture. Em Portugal, a Pequignet conta com sete pontos de venda.
Os meios especializados franceses acarinharam particularmente desde o início este esforço de renascimento de uma manufactura relojoeira - o sector praticamente morreu com a crise do quartzo, no final dos anos 70, sendo disso exemplo a falência da célebre LIP, a última unidade francesa a produzir calibres próprios.
Para ler a análise de Gregory Pons, vá aqui. Leia mais aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário