Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cronometrada pelos relógios IWC, Volvo Ocean Race em Lisboa dentro de um mês

 

A pouco mais de um mês da prevista chegada a Lisboa, a quinta etapa da regata Volvo Ocean Race 2011-2012, com partida em Auckland até à cidade portuária brasileira de Itajaí, foi ganha pela equipa Puma. Vento, más condições atmosféricas, frio e icebergs  estiveram entre os maiores desafios que as tripulações enfrentaram durante esta fase da corrida.

Como cronometrista oficial, a IWC Schaffhausen atribuiu o troféu Speed Record Challenge de 24 horas à tripulação do Camper Emirates Team New Zealand.

Com 6.700 milhas náuticas, o trecho de Auckland a Itajaí, na costa atlântica do Brasil, não só é o mais longo, como também o mais difícil da corrida. A equipe Sanya foi forçada a abandonar a regata na fase inicial após sofrer danos graves no casco. O Puma foi o único dos seis iates a sobreviver incólume às condições extremas, reivindicando para si a vitória nesta fase. As três tripulações do Telefónica, Groupama e Camper sofreram danos estruturais e suspenderam a corrida em vários pontos da etapa para efectuar reparações. A equipa Telefónica apresentou um progresso espetacular e, como resultado conseguiu assegurar o segundo lugar. Depois de sofrer a quebra do mastro, a equipa Groupama fez algumas reparações para completar as últimas 800 milhas chegando em terceiro. Na sequência de uma paragem não programada no Chile, a Camper teve que recuperar cerca de 2.000 milhas e chegou a Itajaí em quarto lugar.

A equipa Abu Dhabi Ocean Racin (na foto de cima), patrocinada pela IWC, sentiu igualmente o impacto das forças da natureza. “É extraordinária a rapidez com que as nossas prioridades podem mudar de uma competição para a sobrevivência”, admitiu o capitão Ian Walker. “Num minuto navegávamos nas costas de uma frente, percorrendo 500 milhas por dia em direção ao Cabo Horn e a apreciar o verdadeiro sabor do oceano Antártico; no seguinte, estávamos francamente preocupados com a nossa própria segurança quando nos vimos com o casco danificado em condições de extremo frio, a 1.700 milhas de distância da costa mais próxima. A reparação envolveu a perfuração do casco e respectivo laminado aparafusando-o. Passámos quase cinco horas em grande esforço, com o barco de lado para manter a água fora do bombordo, enquanto o trabalho era feito com ventos de 30 nós e ondas altas.” A equipe Abu Dhabi Ocean Racing dirigiu-se para Puerto Montt na costa chilena e retirou-se da quinta etapa. Dali o barco foi enviado para Itajaí e chegou apenas dois dias antes de a tripulação ter de voltar à linha de partida. Numa dramática corrida contra o tempo, foram feitas grandes reparações e renovações para assegurar que a equipa e o iate estivessem prontos a tempo de participar na Volvo Ocean Race In-Port Race. A corrida teve lugar no último sábado e a equipa assegurou o 4º lugar. 

No domingo, 22 de Abril de 2012, o ex-piloto brasileiro de Fórmula 1, Enrique Bernoldi, visitou a tripulação do Abu Dhabi Ocean Racing (na foto em baixo). Bernoldi juntou-se à equipa para o início da sexta etapa no domingo.

A IWC Schaffhausen é o cronometrista oficial da Volvo Ocean Race 2011-2012 e patrocina o Speed Record Challenge de 24 horas. A equipe que percorrer a maior distância dentro de um período de 24 horas em cada etapa conquista este troféu. Depois de perfazer 528 milhas náuticas, a tripulação do iate Camper levou o troféu IWC pela quinta etapa. O tempo total mais rápido ao longo dos oito meses da corrida dará a cada um dos onze membros da tripulação vencedora um relógio modelo PortuguêsYacht Club Cronógrafo Edição “Volvo Ocean Race 2011–2012”.

A IWC Schaffhausen oferecerá os relógios à tripulação vencedora no final da corrida em Galway, Irlanda. A sexta etapa da corrida leva as equipas a percorrer 4.800 milhas náuticas até Miami, onde são esperadas no dia 6 de maio. depois, será a vez de rumar até Lisboa, onde a chegada está prevista para 31 de Maio. Saiba mais aqui.

Sem comentários: