Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dicionário de Relojoaria - obra única em língua portuguesa

O Universo do Tempo e dos seus Medidores tratado em obra inédita

Portugal é um país com uma forte tradição no gosto pelos medidores do tempo, os relógios e, nos últimos anos, assistiu-se ao fortalecimento desse interesse por parte de camadas mais jovens e alargadas. Mas, até há pouco tempo, não havia em língua portuguesa uma obra de divulgação que pudesse dar aos amantes da Relojoaria, do Tempo e das coisas a eles ligadas indicações sobre termos que não se encontram nos dicionários comuns.

Surgiu entretanto o Dicionário de Relojoaria – O Universo do Tempo e dos seus Medidores, da autoria de Fernando Correia de Oliveira, jornalista e investigador desta temática.

As 625 entradas deste dicionário ilustrado abrangem o universo do Tempo no seu todo, e não apenas o restrito mundo da Relojoaria, embora a sua maioria lhe seja dedicada. Não sendo um dicionário técnico, faz uma abordagem multidisciplinar, que procura um público abrangente, não reduzida ao uso profissional.

Qual a diferença entre “cronómetro” e “cronógrafo”? E o que distingue um cronógrafo “rattrapante” de um cronógrafo “flyback”? O que é uma “complicação” em termos de relojoaria? E quais os tipos de medidores do tempo que foram sendo usados ao longo da História, desde os relógios de sol às ampulhetas, passando pelas clepsidras, relógios mecânicos, eléctricos ou de quartzo? Que evolução sofreu o Calendário? É todo este mundo relacionado com a dimensão Tempo que é tratado em Dicionário de Relojoaria – O Universo do Tempo e dos seus Medidores.

Editado pela Âncora, Dicionário de Relojoaria – O Universo do Tempo e dos seus Medidores custa 40 €

5 comentários:

Levi Clemente disse...

Caro Fernando Oliveira, gostei de seu blog e tenho interesse em adquirir seu livro "Dicionário de Relojoaria", contudo não o encontro à venda no site da editora Âncora. Por favor, indique um lugar para que possa fazer a encomenda por meio eletrônico. Grato. Levi Clemente, de São Paulo - Brasil.

Fernando Correia de Oliveira disse...

Bom dia, caro Levi Clemente

obrigado pelo seu interesse pelo Dicionário de Relojoaria. A sua mensagem foi encaminhada para a editora Âncora. Cumprimentos e ao dispor.

ciriquite disse...

Trabalhei 12 anos ao lado desta figura imortal da relojoaria Sr. Couto, meu nome é João Neto.

Anónimo disse...

Olá Fernando, falo desde o Brasil. Como devo agir para comprar um exemplar de seu livro desde aqui?

Fernando Correia de Oliveira disse...

A editora é a Âncora, pode contactar pelo email geral@ancora-editora.pt

cpts
fco