Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Relojoaria suíça imune à crise e ao franco forte

O sector relojoeiro suíço continua imune às crises e incertezas do mundo económico e financeiro e a conseguir superar os efeitos negativos de um franco muito forte - em Agosto, houve um aumento de 16,4 por cento em valor face a mês homólogo de 2010 e, no acumulado, os primeiros oito meses do ano registaram um aumento de 19,2 por cento.

Quanto a Portugal, registou uma quebra de 8,9 por cento nas importações de relógios suíços em Agosto e de 10,3 por cento no acumulado de Janeiro a Agosto, face a 2010, ano de recorde absoluto quanto a importações relojoeiras helvéticas.

Mesmo assim, Portugal encontra-se em 23º lugar entre os principais mercados de exportação de relógios suíços, à frente de países com um valor potencial imenso, como a Índia, o Canadá ou a Malásia. A Grécia está em último lugar na lista dos 30 principais mercados e o Brasil nem sequer aparece (embora os brasileiros ricos sejam grandes clientes, comprando quase exclusivamente no estrangeiro, nomeadamente em Portugal).

Sem comentários: