Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Exposição Montblanc nas Amoreiras trás história dos cronógrafos a Lisboa

A Montblanc, com a colaboração da Anselmo 1910, mantém a partir de hoje, e durante uma semana, no Centro Comercial Amoreiras, em Lisboa, uma exposição evocativa dos 190 anos da invenção do cronógrafo e da personagem por detrás dele, Nicolas Rieussec.Da marca:

O ano de 2011 é um ano muito especial para o Cronógrafo, que celebra o seu 190º aniversário. Uma complicação relojoeira bastante próxima e muito estimada pela Montblanc, uma marca que, não só defende a preservação da arte da alta relojoaria Suíça, mas que é também a marca mundial mais reconhecida como fabricante de instrumentos de escrita de luxo. Chronos signifca “tempo” e Graphein significa “escrever”. O dispositivo para “escrever o tempo”, o primeiro cronógrafo, foi revelado pelo seu inventor, Nicolas Rieussec, em 1821. Nascido em Paris, em 1781, Nicolas Mathieu Rieussec abriu uma oficina de relojoaria na Íle de la Cité, com apenas 20 anos, e teve oportunidade de aprender a sua arte com os melhores relojoeiros da sua época. Foi nomeado relojoeiro da corte real em 1817. Cinco anos depois, numa corrida de cavalos, no famoso Champ de Mars, em Paris, ele deu a conhecer uma caixa de madeira, contendo um movimento de relógio, que apresentava dois discos em esmalte, posicionados sobre esse movimento e calibrados com escalas para os segundos e para os minutos. Sobre estes discos, estava fixado um ponteiro com tinta na ponta. Enquanto os discos giravam, o cronometrista de uma corrida, podia pressionar um botão, no momento em que um cavalo cortava a linha da meta, fazendo assim com que os ponteiros tocassem os discos e deixassem marcas de tinta sobre eles. Os tempos de corrida individuais dos cavalos e as diferenças de tempo entre eles eram assim literalmente escritas sobre os discos e, pela primeira vez desde sempre, o cronometrista podia apresentar, de forma credível, os tempos de todos os participantes na corrida, sem sequer ter de tirar os olhos da mesma sempre que um dos cavalos atravessava a linha da meta. Esta foi a primeira vez, na história da relojoaria, que foi possível medir, de forma precisa curtos e rápidos intervalos de tempo. No entanto, Rieussec não se limitou a acrescentar uma nova complicação à arte relojoeira – ele também a baptizou. Inspirado pela ideia de “Escrever o Tempo”, ele baptizou a sua invenção de “Cronógrafo”.

Os directores parisienses da pista de corridas estavam tão entusiasmados com o cronógrafo inventado por Nicolas Rieussec, que fizeram dele o seu dispositivo oficial de medição do tempo. O organismo de patentes francês ficou igualmente impressionado e, consequentemente, concedeu uma patente à invenção do primeiro cronógrafo a Nicolas Rieussec, a 9 de Março de 1822.

A Montblanc prestou pela primeira vez homenagem ao inventor do cronógrafo ao dedicar-lhe uma colecção de cronógrafos, a colecção Star Nicolas Rieussec, em 2008. Tal como no cronógrafo original de 1821, os ponteiros do cronógrafo não rodam sobre os mostradores; em vez disso, eles permanecem imóveis, enquanto os discos dos segundos e dos minutos rodam, movimentando-se debaixo deles. Com este distinto design, a Montblanc criou um novo rosto para o cronógrafo, combinando tradição com inovação. O cronógrafo Rieussec é o primeiro cronógrafo em que a visualização do tempo não interage com a função do cronógrafo, proporcionando assim uma leitura mais fácil de ambas as indicações e conferindo ao relógio um visual forte e único. Todos os Cronógrafos da colecção Nicolas Rieussec da Montblanc seguem este mesmo princípio. Para o 190º aniversário do cronógrafo, em 2011, a manufactura relojoeira da Montblanc em Le Locle, centro da relojoaria Suíça, apresenta a Edição de Aniversário Montblanc Nicolas Rieussec, disponível em edições limitadas.

Equipado com o calibre MB R110 de 4Hz, de manufactura, composto por 263 peças, este cronógrafo monopulsante de roda de colunas e embraiagem vertical tem sistema de acerto rápido da hora - o ponteiro das horas gira nos dois sentidos, independentemente do dos minutos. De carga manual, dispõe de dois tambores de corda e uma autonomia de 72 horas, com indicador no verso da caixa, que é em vidro de safira. 28.800 alternâncias por hora (4Hz).

A Edição de Aniversário do Cronógrafo Nicolas Rieussec da Montblanc está apenas disponível em platina e em ouro branco ou rosa de 18 quilates: 190 relógios em ouro rosa de 18 quilates, 90 relógios em ouro branco de 18 quilates e 25 relógios em platina 950.

Sem comentários: