Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Em Paris e no Vale do Loire, com os relógios A. Lange & Söhne

A condecoração prussiana Pour le Mérite (em honra do mérito, em francês) continua a ser hoje uma das mais importantes distinções do Estado alemão. A manufactura A. Lange & Söhne, instalada em Glashütte, Dresden, na Saxónia, criou em 1994 o seu primeiro relógio de pulso "Pour le Mérite", um turbilhão, introduzindo aí, e pela primeira vez na história da relojoaria, o sistema de fuso e corrente como forma de distribuição da energia vinda do tambor de corda (clicar na imagem abaixo)

Seguiram-se, em 2005, o Tourbograph (um cronógrafo com turbilhão); em 2009 o Richard Lang; em 2011 o Richard Lange Tourbillon. Todos eles com um fio condutor, o sistema de transmissão de força através de fuso e corrente.

Este sistema foi usado desde o século XV em relógios de torre, de mesa e de bolso e Leonardo da Vinci tem trabalhos sobre ele.

Estação Cronográfica esteve por estes dias em Paris, nas instalações do Richemont Group, que tem a A. Lange & Söhne no seu portólio de Alta Relojoaria, tomando contacto com o conjunto das quatro peças que usam o sistema de fuso e corrente.

Depois de um contacto directo com as peças, o grupo de jornalistas vindo de Portugal e Espanha seguiu para o vale do Loire, onde os aguardava uma viagem de balão pelos castelos da zona e a inevitável visita ao local onde Leonardo faleceu, o castelo de Amboise.


As instalações do Richemont Group, em Paris


O Richard Lange Tourbillon "Por le Mérite", apresentado este ano no Salon International de la Haute Horlogerie, em Genebra. Para além do sistema de fuso e corrente, dispõe de um mostrador móvel, que dá a possibilidade de ter uma janela do turbilhão muito larga

Sem comentários: