Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

António de Medeiros e Almeida (1895-1986), exposição biográfica de um grande coleccionador de relógios

Filho de açorianos, António de Medeiros e Almeida nasceu em Lisboa, em 1895, tendo falecido nesta cidade em 1986. Aquele que foi um dos mais bem sucedidos empresários portugueses - teve empresas pioneiras nos sectores do transporte marítimo, na importação de automóveis, na aviação comercial, no turismo, na indústria do açúcar e do álcool - foi também o maior coleccionador nacional de relógios. Uma exposição evocativa da sua vida foi hoje inaugurada na Fundação Casa-Museu que tem o seu nome, na capital.
Um dos exemplares da colecção de relógios, um Breguet

Medeiros e Almeida, apaixonado pelos automóveis, fez da sua importação - a marca inglesa Morris, foi onde tudo começou - o principal negócio que, segundo as suas próprias palavras, lhe permitiu lucros de tal ordem que com eles conseguiu reunir o acervo da sua residência, depois transformada em Fundação. Não apenas relógios, mas também mobiliário, cerâmica chinesa, tapeçarias, pintura.
A exposição é um bom pretexto para visitar a Casa-Museu, situada numa transversal da Avenida da Liberdade
Outro exemplar da colecção Medeiros e Almeida, que faz parte da exposição permanente. Relógio de bolso francês, do século XVIII, com ponteiros variáveis

Apontamentos da inauguração, onde figuram também automóveis que pertenceram a Medeiros e Almeida ou por ele vendidos

Exposição temporária O Triunfo de uma Vida - António de Medeiros e Almeida - 1895-1986. Fundação Medeiros e Almeida. Para saber mais, vá aqui.

Sem comentários: