Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chegado(s) ao mercado - Chopard L.U.C. Urushi

O artista japonês Kiichiro Masumura, proclamado como “Tesouro Nacional Vivo” pelas autoridades do seu país, criou para a Chopard um conjunto de mostradores únicos, com a técnica ancestral do Urushi.

Os mostradores foram feitos para o Chopard L.U.C. XP extra-plano, com calibre de carga manual da manufactura (L.U.C. 96HM).

A distinção “Tesouro Nacional Vivo”, que Kiichiro Masumura recebeu, foi criada em 1950 pelo governo Japonês e é utilizada para distinguir os indivíduos que contibuem para preservar o

O Urushi é uma arte milenar de lacagem de origem japonesa. A laca é obtida a partir da seiva de uma árvore chamada Urushi – também conhecida como “árvore da laca” ou “verniz do Japão”. Esta árvore cresce essencialmente no Japão e na China. A colheita da resina só pode ser feita uma vez por ano e em quantidades muito limitadas.

Entre três a cinco anos depois da colheita, a resina é tratada para produzir um revestimento muito resistente com uma consistência melosa. Aplica-se em camadas sucessivas muito finas, tradicionalmente sobre objectos da vida quotidiana, frascos ou caixas, por exemplo.

O Maki-e é uma técnica de Urushi que consiste em borrifar a laca com pó de metal – neste caso em ouro – para realçar os contornos. O pó de ouro aplica-se com tubos de bambu e pequenos pincéis para criar desenhos de grande precisão. Esta arte exige um grande savoir-faire e apenas poucos “Maestros Urushi” – entre os quais Kiichiro Masumura – o dominam actualmente.

L.U.C XP Urushi

O L.U.C. XP Urushi é o primeiro relógio cujo mostrador está decorado com esta técnica. Em 2008, realizaram-se as primeiras peças, que foram apresentadas unicamente no Japão. Actualmente, a Chopard apresenta uma colecção de 9 mostradores distintos imaginados e pintados por Kiichiro Masumura e ornamentados com pó de ouro – da casa Yamada Heiando, fornecedor do Imperador do Japão.

Estas obras representam os cinco elementos básicos do universo, segundo a antiga filosofia chinesa das ciências naturais. As características das cinco criaturas lendárias – o dragão de chifre azul, a fénix, o qilin à luz da lua, o tigre de cócoras e Genbu, a aliança da serpente e da tartaruga – evocam a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água, respectivamente. Os restantes mostradores apresentam o pavão real, um peixe encarnado e a selva. Cada peça, pintada minuciosamente à mão, é única e oferece detalhes inéditos, imbuídos de grande poesia.

L.U.C XP, o processo perfeito

Estas obras não poderiam encontrar uma melhor forma de exaltar a sua beleza. O L.U.C. XP ultrafino, com apenas 6.8 mm de grossura é de uma extrema elegância e símbolo do perfeito domínio relojoeiro. Conceber e produzir um movimento mecânico de carga automática – dotado de uma reserva de 65 horas – possível de integrar numa caixa tão fina é verdadeiramente prodigioso. Os relógios da Manufactura Chopard em Fleurier, conseguiram esta proeza graças a uma construção audaz com rotor excêntrico.

Com a sua caixa em ouro rosa de 18 quilates (ouro branco, unicamente, para a versão mostrador Universo), montado sobre uma correia de pele de crocodilo negro, os L.U.C. XP Urushi são entregues num estojo especial – igualmente decorados com técnicas Urushi – negro no exterior e de ouro Maki-e no interior e com uma forma octogonal, símbolo da alegria no Oriente. Uma fita de seda, que serve para fechar, assim como os selos de Kiichiro Masumura e de Yamada Heiando conferem a este objecto uma dimensão intemporal.

Sem comentários: