Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 12 de junho de 2010

Pista da semana - Watchmen, um clássico da BD, revisitado

Quis custodiet ipsos custodes
Juvenal, Sátiras, VI, 347

A frase do poeta romano Juvenal tem tido, ao longo dos séculos, muitas traduções. Mas a ideia permanece básica – quem vigia os vigilantes? Todo o sistema democrático moderno tem isso, afinal, em mente, quando procura a separação de poderes e uma certa geometria variável do Poder, que se quer nunca concentrado numa só pessoa, numa só instituição.


A frase serve também de mote a um dos clássicos da BD, Watchmen, com argumento de Alan Moore e grafismo de Dave Gibbons. Esta obra, editada pela primeira vez em 1986, saiu mesmo do mundo desvalorizado da Banda Desenhada e ganhou foros de clássico da literatura, ganhando popularidade e adeptos ao longo das suas muitas reedições. A revista Time chegou mesmo a inclui-la na sua lista das 100 melhores novelas alguma vez escritas.

O enredo gira à volta de um grupo de super-heróis na reforma, que estão a ser ameaçados por um inimigo desconhecido, que os vai eliminando. Um ambiente de guerra-fria, de decadência moral, de sociedade bloqueada, perpassa pelas páginas desta densa obra, que inclui trechos longos de texto, intercalados nas pranchas de desenhos de cores fortes.

E o que é que tudo isto tem a ver com a Relojoaria? Bem, um dos super-heróis, o Dr. Manhattan, é filho de um relojoeiro, e ele próprio está a seguir as pisadas do pai quando se dá o bombardeamento de Hiroshima. O pai acha que a profissão de relojoeiro é coisa do passado (enganou-se, claro) e deita fora ferramentas e peças que o filho tem na oficina.


“Se Einstein decretou que o Tempo é variável, para que servirão de futuro os relógios?”, pensava ele. E, como a bomba atómica tinha chegado, também a era atómica deveria prosperar, sendo ela o futuro. E o aprendiz de relojoeiro torna-se estudante de física nuclear. Depois, um jovem cientista. Até que um acidente (nuclear, claro) o desintegra. Passados tempos, as moléculas do seu corpo vão-se inexplicavelmente reagrupando, e nasce assim o super-herói Dr. Manhattan. Como ele nos diz, “o importante, como na relojoaria, é seguir metodicamente a ordem de desmontagem e montagem”.

O resto, bom, o resto , se ainda não o fez, é melhor ler Watchmen…

Sem comentários: