Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Há 650 anos - chuva de estrelas aterroriza Portugal


Na noite de 26 para 27 de Outubro de 1366 ocorreu nos céus de Portugal uma chuva de estrelas tida como premonitória do falecimento do Rei D. Pedro I, que viria a ocorrer a 18 de Janeiro do ano seguinte. (in Almanaque Alentejano, 1956, arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Do Portal do Astrónomo:

A página 245 do tomo 3º do Anno histórico, que pode ser encontrado na Torre do Tombo, conta que: “Reinando em Portugal el-rei D. Pedro I se viram na noite de 27 de Outubro, ano de 1366, portentosos sinais no céu. Alta noite começaram a mover-se as estrelas com grande velocidade do levante a poente: logo se juntaram umas com as outras, e outra vez se dividiram para diferentes partes também com arrebatado movimento; depois se via que desciam do céu, como grandes poeiras, e que nele ficavam vazios os espaços de onde as estrelas faltavam. Durou este horrendo espectáculo largo espaço à vista de infinitos olhos, de gente infinita, que cheia de temor e horror, cria que se acabava o Mundo”.

Sem comentários: