Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A hora derradeira da Camisaria Moderna, onde nunca houve pregas no peito, nem rugas no colarinho


Sobre a Camisaria Moderna, ao Rossio, em Lisboa, já escrevemos, por exemplo aqui, aqui ou aqui. As suas camisas não faziam pregas no peito, nem rugas no colarinho. Nascidos e vividos no Chiado durante 27 anos, era lá que os homens da família as compravam, até ao início dos anos 1980. Depois, deixámos de lá ir. Foram-nos dizendo que os célebres pássaros à solta na loja já tinham desaparecido, que a decadência começava a notar-se.


Hoje de manhã, ao passar pelo Rossio, demos de caras com uma Camisaria Moderna de portas literalmente escancaradas - o empreiteiro encarregado das obras (virá a ser o quê?) tinha à venda o pouco recheio que sobrou de uma morte anunciada - móveis, escaparates, máquinas de costura industriais, algumas molduras. A Camisaria Moderna acabou, mas conseguimos resgatar in extremis o anúncio mostrado em cima, para memória futura.

"Em compras superiores a 10.000$, receberá um relógio miniatura e acorde bem disposto ao despertar do galo", num mundo com "110 passarinhos em completa liberdade" e com vestuário para gente com mais de 2 metros de altura.



Em baixo, alguns dos célebres calendários da Camisaria Moderna, com Horas do Mundo, ou mesmo Perpétuos, exemplares da nossa colecção horológica.






Sem comentários: